Celebrando estes 10 anos de história e compromisso com a saúde e a segurança de todos na Hyundai, temos o prazer de apresentar a vocês o Manual Prático de Saúde e Segurança do Trabalho. Este manual tem como objetivo esclarecer, divulgar e reforçar, de forma simples e objetiva, os conceitos, as normas e as práticas de saúde e de segurança a partir da educação e conscientização de todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com as operações da Hyundai.
Desfrutem dos benefícios alcançados pela realização de um trabalho saudável e seguro na Hyundai. É muito importante o conhecimento e a aplicação dessas regras, pois são os conceitos e as medidas preventivas e obrigatórias que visam garantir a segurança e a saúde dos funcionários, prestadores de serviço e visitantes.
Marcos Oliveira – COO
É um conjunto de conceitos, normas, procedimentos e ações que têm o objetivo de promover a proteção e a integridade física do colaborador no seu local e ambiente de trabalho, visando sempre a redução/extinção dos riscos e, por consequência, diminuir ou tornar inexistentes acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Direitos e deveres
Este guia prático de Saúde e Segurança do Trabalho estabelece diretrizes sobre o cumprimento integral dos procedimentos e das políticas baseados nas legislações vigentes e das boas práticas dentro da Hyundai, sendo necessária sua aplicação direta por todos os funcionários diretos, prestadores de serviço e visitantes.
Como de dever, todos nós devemos garantir o cumprimento integral de todos os temas relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho presentes neste manual.
Alguns exemplos de como podemos fazer isso:
Temos o direito de que todas as medidas previstas legalmente protejam a execução de todas as nossas atividades, diariamente, assim como o suporte nas ações relacionadas à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais.
Alguns exemplos de como nossos direitos se expressam:
Notaram como nossos direitos e deveres sempre complementam e estão diretamente conectados? Todos nós temos o direito de ter um ambiente de trabalho saudável e seguro, e ter todas as ações necessárias para a garantia deste cenário, seja em condições físicas, estruturais, na organização do trabalho, dinâmica e ações preventivas e corretivas necessárias.
Vamos conhecer um pouco mais sobre termos técnicos, grupos de trabalho e ações que são realizadas pela Hyundai.
SESMT significa Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. SESMT desenvolve várias ações voltadas para promover a saúde e a segurança ocupacional dos trabalhadores, estabelecidos pelas Consolidações das Leis do Trabalho e Normas Regulamentadoras. Na Hyundai, o SESMT é composto pelos funcionários do departamento de Saúde e Segurança.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é o programa que define a política e as diretrizes com objetivo de prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, contendo orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas, identificando, avaliando, implementando e acompanhando os riscos ocupacionais através de controles.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é o programa que visa diagnosticar, prevenir e rastrear as doenças relacionadas ao trabalho através dos levantamentos identificados nas avaliações ambientais e/ou quadro clínico do colaborador relacionado à sua atividade de trabalho. Na Hyundai, temos programas adicionais como: telemedicina, vacinação e campanhas de conscientização (exemplo: Outubro Rosa,Novembro Azul, entre outros).
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades. Tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.
Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
É toda conduta ou comportamento que gera acidentes a partir de uma decisão desnecessária.
É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e/ou risco ao trabalhador.
Acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive de propriedade do empregado, desde que não haja interrupção ou alteração de percurso por motivo alheio ao trabalho.
Os exames médicos são procedimentos definidos de acordo com o PCMSO em que precisam ser feitos nos funcionários efetivos da Hyundai. Esses exames são: admissional, periódico e complementar, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. Sendo obrigatória a participação do empregado quando convocado pelo ambulatório médico.
É de responsabilidade do empregado e da liderança se atentarem ao vencimento de seus exames e atenderem às convocações para a regularização destes.
Sistema de Gestão Integrada (SGI) são requisitos legais que estabelecem diretrizes e modelo de gestão, objetivando a mais alta qualidade de produtos e serviços, a prevenção e a integridade física dos funcionários e prestadores de serviço. A Hyundai possui as 3 (três) principais certificações e gestão em temas relacionados à Qualidade, Meio ambiente e Saúde e Segurança. Além dessas ISOs, possui também a certificação em gestão de ergonomia (PE-342), reforçando seu compromisso na gestão e melhoria de ambientes de trabalho e fatores a ele relacionados.
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua. Conheça as ISOs em que a Hyundai está certificada.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) tem como objetivo promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, saúde, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele.
São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos ou de acidentes. São considerados fatores de riscos ambientais a presença desses agentes em determinadas concentrações ou intensidades. O tempo máximo de exposição do trabalhador a esses agentes é determinado por limites preestabelecidos.
Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos e a sinalização de segurança (cones, hidrantes, alarme de incêndio, fita zebrada, extintores).
É uma sigla para Equipamento de Proteção Individual, o que engloba todo dispositivo de proteção utilizado individualmente pelo trabalhador, com a intenção de protegê-lo de qualquer risco que o ambiente de trabalho possa fornecer à sua saúde.
O desvio é um ato ou condição com potencial de ocasionar, de maneira direta ou indireta, danos às pessoas e ao patrimônio. Para isso, devem ser observados as condições do ambiente de trabalho, as máquinas e equipamentos, o ambiente indireto e o comportamento de quem está inserido no cenário, garantindo que, ao seguir as regras, terá um ambiente seguro e saudável. Ao identificar condições ou comportamento, estes devem ser reportados imediatamente ao líder imediato e, no caso de prestadores de serviços e visitantes, ao gestor do contrato. Em seguida, o envolvimento com as áreas correspondentes de saúde e segurança e emergência. Caso constatar uma situação em que envolva um risco grave e iminente para a sua vida e saúde, assim como aos demais envolvidos do local, todos têm o dever de sinalizar ao gestor e ao time de Saúde e Segurança.
As Normas Regulamentadoras (NRs) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978. As demais normas foram criadas ao longo do tempo, visando assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos.
A elaboração e a revisão das normas regulamentadoras são realizadas adotando o sistema tripartite paritário, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de grupos e comissões compostas por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores.
Na Hyundai, a aplicação integral das NRs e suas determinações são imprescindíveis. Conheça as que possuem maior incidência e impacto em nossa rotina diária.
O departamento de Segurança do Trabalho tem o respaldo legal de acordo com a NR-3, podendo suspender qualquer trabalho no qual se evidencie risco grave e iminente. 3.2.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador. 3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento.
Plano de Atendimento à Emergência (PAE): estabelece, em função dos riscos da edificação, um conjunto de ações e procedimentos a serem adotados, visando a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio, bem como a redução das consequências de sinistros.
Para todas as situações de emergência que não apresentem sinais de fogo, por exemplo, a ocorrência de mal súbito, acidente com vítima, emergência química, resgate em altura e resgate em espaço confinado, entre outros, qualquer pessoa deverá acionar o ramal de emergência 0002 e comunicar a situação evidenciada.
O departamento de Saúde e Segurança realiza inspeções periódicas a fim de verificar o cumprimento das determinações legais, fiscalizar a observância dos regulamentos e normas de caráter geral e identificar condições inseguras e comportamentos inseguros. Todo desvio, irregularidade e oportunidade detectados são comunicados ao responsável do setor para regularização imediata e/ou programação da correção para garantir a eficácia das ações, no menor prazo, se tornando uma prioridade. A partir de 2022, o time de Relações com Empregados também participa dessas inspeções, o objetivo é reforçar o caráter obrigatório do cumprimento das regras e procedimentos de saúde e segurança, assim como sanar dúvidas e informações necessárias.
Anualmente, todo colaborador recebe um treinamento chamado percepção de risco, ele consiste no reforço da capacidade de identificar os riscos existentes no ambiente e agir para evitar a ocorrência de desvios, incidentes e acidentes no ambiente de trabalho. Por isso é reforçado como se identificar e se prevenir de riscos, comportamentais, físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Como podemos estar atentos? Antes de iniciar as atividades, observe o arranjo físico da sua estação de trabalho e, na sequência, considere:
A Hyundai em 2019 criou e divulgou, e continua a reforçar, suas Regras de Ouro de Saúde e Segurança, como um meio de fortalecer a prevenção, a conformidade e o comportamento seguro com ações de saúde e segurança para toda a organização, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e visitantes. Seguem os principais pilares:
Prevenção: ação ou efeito de prevenir, agir por antecipação. Conjunto de atividades e medidas de controle, feitas com a finalidade de antecipar e/ou evitar danos, acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
Condição: situações presentes no ambiente de trabalho que proporcionam segurança e saúde, mantendo a integridade dos trabalhadores.
Comportamento: atividades ou comportamentos das pessoas que podem gerar problemas no local de trabalho, acidentes, doenças ou danos ao patrimônio. Podem acontecer por falta de atenção ou descumprimento dos procedimentos internos ou legislação aplicada durante as atividades.
Vamos conhecer cada uma delas:
Em junho de 2022, foram lançados os 10 compromissos diários de saúde e segurança. Esse programa tem como objetivo conscientizar cada um dos funcionários em cada uma das áreas de trabalho mapeadas na Hyundai dos riscos e medidas individuais que devem ser tomadas com o objetivo de reduzir a possibilidade de acidentes, incidentes e queixas ergonômicas. Esse programa tem análise específica de cada um dos postos e orienta 10 (dez) ações diárias que só dependem do nosso comportamento. Esse tópico é atualizado anualmente com base no mapeamento de eventos ocorridos e em sugestões endereçadas por cada um dos funcionários da Hyundai. Não deixe de reforçar seus compromissos diariamente e participe com sugestões.
Para ficar mais fácil, dê uma olhada em um dos exemplos [Montagem / Chassi (ES/FS)]:
Conheça um pouco mais sobre seus compromissos clicando aqui.
São conhecimentos científicos relacionados ao ser humano e à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência.
Agora alguns detalhes do que compõe o sistema de gerenciamento em ergonomia e as principais ferramentas aplicadas, assim como alguns termos e definições.
Sistema de gestão em ergonomia: é uma parte do sistema de gestão da organização utilizado para desenvolver e implantar sua política de ergonomia (PE-342.03).
Posto de trabalho: local de trabalho onde as atividades são executadas.
Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP): documento utilizado para identificar, analisar e classificar os fatores de riscos ergonômicos presentes nas atividades realizadas na Hyundai, apresentando sua gravidade e as medidas de controle.
Análise Ergonômica do Trabalho (AET): metodologia baseada na Norma Regulamentadora 17, que é utilizada para avaliar o trabalho, quando este requer um estudo mais detalhado e minucioso para busca de soluções.
Melhoria ergonômica: é toda e qualquer ação com o intuito de melhorar as condições de trabalho, reduzindo ou eliminando fatores de risco ergonômico, sejam físicos, cognitivos ou organizacionais.
Validação de melhorias ergonômicas: processo de verificação da eficácia na eliminação ou redução de fator de risco ergonômico. Pode ser classificada em dois tipos: validação do especialista e validação dos trabalhadores.
Ocorrência ergonômica: qualquer sinal ou sintoma musculoesquelético ou psicofisiológico, devidamente reportado pelo trabalhador e registrado pelo médico do trabalho, podendo ter como origem: ocorrências, consultas ambulatoriais, exames periódicos, entre outros. A ocorrência ergonômica será determinada pela avaliação do médico, quando o empregado relacionar seus sintomas, diretamente com a realização de sua atividade laboral, seja causando ou agravando uma condição ou sintoma.
Investigação de ocorrência ergonômica: é o processo definido para avaliar o grau de risco ergonômico existente no posto de trabalho. O risco ergonômico poderá ser classificado em risco baixo, moderado e alto, conforme critério estabelecido pela ABNT NBR ISO 11228:3/2014.
O home office e trabalho híbrido são cada dia mais comuns e estão dentro do conceito “Work Life Integration”. Este conceito é um verdadeiro estilo de vida e integra vida privada e profissional. Entretanto, trabalhar em casa temporariamente ou de forma contínua requer muita disciplina e organização.
A prática de Home Office vem sendo intensificada na Hyundai desde 2020, assim como o modelo híbrido a partir de 2021, como formas de gerar qualidade de vida e bem-estar para os nossos funcionários, não apenas durante a pandemia do Covid-19, mas também como modelo evolutivo de trabalho.
Seguem algumas orientações que trarão mais benefícios e conforto durante o trabalho em home office ou no modelo híbrido.
A escolha do local: a escolha do local onde o trabalho será desempenhado é de extrema importância para manter a concentração necessária para a realização das tarefas, assim como manter uma postura corporal adequada. Delimite esse ambiente, separando-o do ambiente residencial (mesmo que simbolicamente), buscando minimizar as possíveis interferências das atividades e rotinas domésticas. Escolha um lugar silencioso, com bom sinal de internet e com iluminação e ventilação confortáveis.
O ambiente de trabalho: fique atento aos cabos de energia do notebook ou computador conectados à tomada, pois podem fazer alguém tropeçar, se mal posicionados.
Ao escolher seu ambiente de trabalho, escolha um local mais silencioso e com boa iluminação. Sempre que possível, mantenha as janelas abertas para melhorar a circulação do ar e manter o ambiente arejado.
Importante: evite improvisar locais de trabalho.
Aspectos cognitivos: que nosso cérebro é incrível e que possui uma capacidade de adaptação enorme, todos nós sabemos. Contudo, ele costuma estranhar mudanças repentinas e novos contextos. Quando a rotina e o ambiente de trabalho mudam, há a necessidade de mais concentração em atividades que antes passavam batidas, gastando recursos e podendo gerar cansaço. Além disso, nós assimilamos informações do ambiente de forma inconsciente, o que pode interferir na produtividade.
Saúde: manter a saúde em dia é essencial para quem deseja viver muito e, claro, com muita qualidade. No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada, as pessoas acabam se esquecendo do cuidado que deveriam ter com a própria saúde, por isso tenha hábitos saudáveis e pratique exercício físico. Cuide de seu corpo, de sua mente e do seu emocional.
Segurança: ao ligar os equipamentos na tomada de sua casa, siga rigorosamente as recomendações do fabricante, a fim de evitar sobrecarga elétrica e incidentes.
Organize seu espaço de trabalho para evitar cabos pendurados, queda de objetos e tropeções.
Tenha à mão uma lista de contatos de emergência caso necessite de suporte (bombeiros, emergência médica, polícia).
Tenha também uma lista de contatos pessoais (familiares, amigos ou vizinhos) e de técnicos, incluindo técnicos de informática, por exemplo.
Já que estamos mencionando nosso ambiente domiciliar, seguem mais algumas dicas para situações cotidianas, para todos, não apenas aos que estão em modelo de trabalho híbrido ou exclusivamente em home office. Esteja atento, proteja-se e também proteja sua família e seus amigos.
Segurança contra incêndios: os incêndios podem começar de repente e se espalhar rapidamente, danificando sua casa e móveis e colocando vidas em perigo. Eles são causados de várias maneiras, mas há algumas dicas simples que você pode seguir para evitar que eles comecem.
Segurança elétrica: muitos acidentes e fatalidades envolvem eletricidade, ela deve ser tratada com respeito. Aqui estão algumas dicas:
Aquecimento e cozimento: a segurança é especialmente importante ao escolher e usar produtos de aquecimento. Todos os aparelhos que queimam combustível consomem ar (O2) à medida que queimam e emitem gases residuais, incluindo o mortal monóxido de carbono (CO).
Na cozinha: a cozinha é onde ocorrem alguns dos acidentes domésticos mais graves.
Vidro de segurança: o vidro comum é perigoso, principalmente em nível baixo, uma vez que se quebra em pedaços grandes e irregulares que podem causar ferimentos graves. O vidro de segurança é feito especialmente. Existem dois tipos principais: vidro laminado e vidro temperado. Quando quebra, quebra com segurança, de uma maneira improvável de causar ferimento. De qualquer maneira, você pode ajudar a reduzir os riscos, caso:
Segurança com medicamentos e produtos de limpeza: preparações químicas de qualquer tipo, seja na forma de medicamentos ou produtos de limpeza domésticos, devem sempre ser tratadas com cautela.
Muito cuidado no “faça você mesmo”: o intuito de resolver rápido um problema e a falta de conhecimento são dois dos maiores fatores em acidentes de bricolagem, causando morte e ferimentos. Seja realista e não faça um trabalho a menos que você realmente tenha a habilidade. Uma pessoa competente e qualificada deve sempre realizar trabalhos de renovação ou reparo de gás e eletricidade.
A Hyundai reúne mensalmente grupos de pessoas para discutir os pontos de melhoria, planos de ação, tomadas de decisão, prioridades, temas ergonômicos, entre outros tópicos. O objetivo é manter a cultura de participação e trazer soluções definitivas e rápidas para temas comuns de saúde e segurança.
Comitê: grupo de pessoas formado pelos responsáveis sobre a gestão dos departamentos Produtivos e Administrativos da Hyundai e pelo time de Suporte de Saúde e Segurança.
Subcomitê: grupo de pessoas formado por montadores, CIPA, líderes de time, líderes de grupo, analistas, gestores e time de Suporte de Saúde e Segurança.
É uma ferramenta utilizada com objetivo de comunicar e conscientizar os funcionários sobre as práticas de segurança para o ambiente laboral. Consiste em reuniões diárias com duração de 5 a 10 minutos, de participação obrigatória (a recusa pode acarretar na aplicação de medida disciplinar), realizadas no início do período laboral para tratar de assuntos voltados para a prevenção de acidentes no local de trabalho, doenças ocupacionais e/ou compartilhar informações de ocorrências acontecidas no departamento, com a participação de todos funcionários. O que é importante fazermos:
Em toda ocorrência (acidentes e incidentes), o time de Segurança do Trabalho convoca e coordena a equipe multidisciplinar de investigação e análise do acidente/incidente. Essa equipe deve ser composta, quando necessária, no mínimo pela vítima, supervisor, testemunhas, cipeiro, técnico de segurança e representante da área envolvida.
Para toda atividade não prevista em procedimentos com contramedidas detalhadas de segurança, é mandatória a Análise Preliminar de Risco (APR). Consiste em uma avaliação prévia e aprofundada sobre os eventuais riscos envolvidos em uma atividade de trabalho. Esse estudo deve considerar todas as fases de realização e, com base nelas, propor medidas apropriadas para prevenir acidentes. Sua elaboração é uma medida obrigatória prevista em algumas normas regulamentadoras, tais como NR-10, NR-11, NR-12, NR-33, NR-34 e NR-35.
O principal intuito da APR é detectar os riscos envolvidos em uma atividade ou projeto. No entanto, sua implementação também é motivada por:
Junto à APR deve haver a Autorização de Segurança do Trabalho (AST), que consiste da avaliação detalhada de riscos e contramedidas apresentadas na APR, com a designação específica das ações e controles necessários a cada um dos riscos levantados.
Para executar atividades onde haja riscos (queda, corte, energia elétrica, operação de equipamentos industriais móveis) que são considerados trabalhos especiais, aqueles definidos através de Normas Regulamentadoras (NRs), é mandatório possuir crachá de habilitação de execução de atividades, esta emitida pelo departamento de Segurança.
Um dos elementos fundamentais na prevenção de acidentes é que as máquinas e equipamentos tenham proteções para eliminar os riscos de contato direto dos operadores com partes móveis, pontos de projeção de materiais, choque elétrico, etc. A Hyundai preza e acompanha o atendimento a toda a legislação vigente e boas práticas internas que previnam qualquer tipo de ocorrência.
As proteções devem:
O travamento de fontes de energia assegura que os trabalhos realizados em máquinas, equipamentos e instalações estejam totalmente sem energia durante a execução da tarefa, evitando acionamentos indevidos e/ou liberações de energia acumulada os quais podem causar danos aos funcionários e prestadores de serviços:
São considerados materiais nocivos aqueles que, durante a fabricação, transporte, armazenamento, manuseio ou uso, possam afetar a saúde das pessoas que entrarem em contato. Muitos acidentes ocorrem devido ao uso incorreto dos produtos, inclusive em domicílios. Em escala industrial ou comercial, as consequências são ainda mais graves. Para se proteger é imprescindível ficar alerta a todos os procedimentos de segurança.
Dicas de como manusear qualquer produto químico de forma mais segura:
Na Hyundai, existem vários tipos de cenários em que é necessária a condução de veículos. Devemos ter atenção quanto ao uso, conservação e cuidados com pessoas indiretamente envolvidas nas atividades. Devido a isso é mandatório seguir as orientações gerais e são de responsabilidades de todos os envolvidos:
A organização e a limpeza também são uma das principais etapas, já que o trabalho será mais saudável e seguro se o ambiente estiver organizado e limpo. Para isso, devemos:
O controle, gerenciamento e acompanhamento da saúde dos funcionários são uma prioridade da Hyundai, além de ser um requerimento legal, mandatório. Por essa razão, exames médicos fazem parte da rotina de qualquer colaborador e devem sempre estar atualizados e de acordo com os prazos vigentes válidos. A seguir, você entenderá um pouco mais sobre cada um dos tipos e detalhes sobre sua necessidade.
O exame médico ocupacional compreende uma anamnese com a história clínica atual para a investigação sobre as alterações dos diversos sistemas e aparelhos para análise dos antecedentes pessoais, familiares, da história ocupacional, hábitos e estilo de vida. O exame físico geral deve ser realizado com propedêuticas complementares específicas para avaliar a pele e o sistema respiratório, osteomuscular dos membros superiores e a coluna vertebral dos trabalhadores.
Cada um dos exames listados acima possui como conclusão a emissão de atestados para uso interno, este conhecido como Atestado de Saúde Ocupacional.
Deve ser emitido em 2 (duas) vias, logo após os exames admissionais e, anualmente, após os exames periódicos. A primeira via do ASO ficará arquivada no ambulatório médico para consulta ou auditorias. A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao empregado, mediante recibo na primeira via.
Atestados médicos também podem ser emitidos externamente e são reconhecidos e aceitos pela Hyundai quando atendem às premissas listadas abaixo. Verifique com atenção cada um dos pontos e os direcionamentos necessários para validação e aceite.
A Hyundai, além do programa de gerenciamento de saúde dos funcionários, possui uma série de ações voltadas ao atendimento ocupacional e, ocasionalmente, assistencial dos funcionários. Em alguns casos, essas ações são executadas em conjunto com os demais departamentos, sendo de responsabilidade do ambulatório médico todos os temas diretamente relacionados à informação de saúde dos funcionários, e todos esses são protegidos por força de lei.
A consulta médica ocupacional será realizada sempre que o ambulatório for procurado pelo funcionário por problemas de saúde que, independentemente de sua causa, prejudiquem ou possam prejudicar a execução de suas atividades laborais.
O ambulatório pode, a qualquer tempo, agendar consulta ocupacional para qualquer funcionário, assim como encaminhar para avaliações com especialistas e realização de exames complementares para elucidação diagnóstica.
É como são chamados os atendimentos médicos e de enfermagem a distância. Nesse sentido, essa prática está sendo cada vez mais utilizada, ganhando espaço no Brasil e no mundo. Na verdade, a pandemia da Covid-19 tornou a telemedicina indispensável na rotina de profissionais da saúde, clínicas e hospitais. O primeiro atendimento é realizado pela enfermagem, que vai avaliar a necessidade, urgência e prioridade no atendimento médico.
Para atendimento nessa modalidade, entrar em contato no ramal 0388 para orientações.
O programa de atividade compatível visa a recolocação temporária do funcionário por incapacidade laboral temporária parcial, a fim de proporcionar e fazer o acompanhamento do correto tratamento, medicação e recuperação do empregado.
A Hyundai possui em sua planta de Piracicaba um ambulatório médico equipado com Desfibrilador Externo Automático (DEA) e ambulância, além de um time preparado para dar o primeiro atendimento nas situações de urgência e emergência. A Hyundai possui ainda uma brigada de emergência com brigadistas treinados em primeiros socorros, além de bombeiros civis e da equipe de Saúde (médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros) capacitados em primeiros socorros.
A vacinação é vista como uma importante forma de prevenção de doenças, assim como de redução de quadros graves e críticos de várias doenças. Por essa razão, a Hyundai apoia todas as campanhas nacionais, estaduais e municipais de imunização. Todas as vacinas nacionais são aprovadas após processo rigoroso de testagem e homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Anualmente, a Hyundai efetua a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) para todos os funcionários, sendo em caráter opcional e de livre escolha. Essa ação visa proteger cada um dos funcionários contra a doença e, tradicionalmente, realizamos a campanha entre os meses de março e junho, antecipadamente ao calendário de vacinação contra a Influenza (gripe).
Considerando o cenário epidemiológico brasileiro e o Plano Nacional de Imunização (PNI), a Hyundai recomenda a vacinação dupla adulto (difteria e tétano) e febre amarela a cada 10 (dez) anos, e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) duas doses uma vez na vida.
Para funcionários expostos a riscos biológicos, recomenda-se também a vacina contra a hepatite B. Todas as vacinas estão disponibilizadas na rede pública de saúde.
A vacinação contra a Covid-19 está em constante atualização, e nesse enfrentamento da pandemia estamos monitorando a evolução vacinal de nossos funcionários, sendo a posição da Hyundai, também em relação a outras vacinas, de total apoio. Esteja atento ao calendário vacinal de sua faixa etária e à disponibilidade de agendamento, e, assim que possível, vacine-se e compartilhe através dos canais o comprovante de vacinação atualizado.
A partir dos primeiros alertas mundiais, antes do início da pandemia da Covid-19, a Hyundai iniciou uma série de medidas para proteger a saúde e a segurança de seus funcionários e familiares.
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos. Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo o homem, camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente os coronavírus de animais podem infectar pessoas e depois se espalharem entre seres humanos, como já ocorreu com o MERS-CoV e o SARS-CoV-2.
Nesses últimos anos, realizamos todas as ações necessárias para a manutenção de um ambiente saudável. Tratamos de itens relacionados à infraestrutura, serviços, conscientização, informação, pessoas, capacitação, comunicação, testagem, protocolos sanitários, entre outros. Entre várias ações e ferramentas para gerenciamento de casos suspeitos e confirmados, as principais vigentes:
Todas essas ações e demais permanecerão em vigor pelo tempo necessário para garantir um ambiente saudável a todos. Até lá, lembre-se de seguir as recomendações:
A prioridade da Hyundai é preservar a saúde e segurança de todos seus funcionários.
A Hyundai procura oferecer um ambiente de trabalho saudável e sem acidentes, para o bem-estar de todos, para tal reforçamos mais uma vez alguns tópicos importantes:
É importante reforçar que constitui ato faltoso a recusa injustificada, ou seja, o não cumprimento de dever, por parte do funcionário, das regras de saúde e segurança.
Qualquer colaborador que violar as regras deste GUIA PRÁTICO MANUAL DE SÁUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO estará sujeito à aplicação de medidas disciplinares.
As medidas disciplinares definidas para as violações serão analisadas pelo departamento de Relações com Empregados da Hyundai em conformidade com as regras e os contratos de trabalho vigentes em âmbito nacional e corporativo. Tais medidas podem ser: orientação disciplinar, advertência verbal, advertência escrita, suspensão e até mesmo rescisão do contrato de trabalho por justa causa, e poderão ser aplicadas independente de sua ordem de indicação, segundo a gravidade e/ou reincidência da falta cometida.
Caso sejam identificadas violações por prestadores de serviços, fornecedores, ou terceiros em geral, a equipe de Segurança do Trabalho irá direcionar ao gestor do contrato as informações pertinentes sobre a violação e a depender da gravidade ou contexto, as medidas podem ser bloqueio temporário de acesso de terceiro, bloqueio definitivo de acesso de terceiro, multas e sanções previstas em contrato ou até rescisão de contrato.
O ambulatório médico da Hyundai funciona em Piracicaba de segunda (0h59) a sábado (6h05). Além do atendimento físico, disponibiliza para todos os funcionários os meios de comunicação para que possam obter orientações e sanar dúvidas relacionadas aos mais diversos assunto:
Pelo e-mail gd_medical_care@hyundai-brasil.com
Pelo telefone (19) 3373-0388.
Para assuntos relacionados à Covid-19:
Pelo e-mail gd_prevencao_covid19@hyundai-brasil.com
Pelo telefone (19) 3373-0370.
Pelo WhatsApp (19) 99835-7675.
O time de Segurança do Trabalho da Hyundai atende em Piracicaba de segunda (0h59) a sábado (6h05). Além do atendimento físico, disponibiliza para todos os funcionários os meios de comunicação para que possam obter orientações e sanar dúvidas relacionadas aos procedimentos internos de trabalho seguro:
Pelo e-mail gd_sst@hyundai-brasil.com
IMPORTANTE: para situações de emergência, os funcionários devem ligar para o RAMAL 0002 e informar a situação, local e detalhes para o monitoramento, que consequentemente acionará a equipe do ambulatório médico e demais componentes do Plano de Atendimento a Emergências (PAE).
Seguir as normas de saúde e segurança deve ser mais que um hábito, deve, sim, ser um compromisso, para que todos os funcionários se sintam felizes, satisfeitos e seguros no final de cada dia de trabalho, chegando em casa para encontrar a família e os amigos em momentos de lazer, diversão e descanso. Seguir as normas de saúde e segurança deve ser uma escolha diária, uma cultura saudável, em que todos se beneficiam e se protegem.