O que é ESG?
O termo ESG (Ambiental, Social, Governança) surgiu em 2004, a partir de uma provocação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan a 50 CEOs de instituições financeiras através da publicação Who Cares Wins do Pacto Global e Banco Mundial.
O ESG serve para medir a consciência das empresas em relação ao seu comportamento diante dos aspectos sociais, ambientais e de governança.
Por isso, é utilizado também como indicador de resultados para mensurar o valor da empresa e o impacto de suas ações.
Quais os benefícios para a empresa?
- Melhora o desempenho financeiro
- Aumenta a confiança do investidor
- Garante a fidelização do consumidor
- Fortalece a imagem positiva da empresa
- Aumenta a retenção de talentos e a satisfação
- Reduz custos e desperdícios
- Garante a transparência
- Mitiga riscos
Como funciona?
Os temas mais importantes relacionados às atividades da empresa são denominados temas materiais.
Esses temas materiais são analisados com base na estratégia de negócio da empresa e também sobre a percepção das partes interessadas (Stakeholders) do impacto de suas atividades.
Com isso, metas e indicadores são criados, analisados e constantemente aprimorados de forma a garantir o alinhamento com o propósito da empresa e seu papel na sociedade.
Ambiental
Refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Encontram-se aqui temas como:
- Mudanças climáticas (redução da pegada de carbono; neutralidade de carbono “Net Zero” e expansão das energias renováveis; mitigação e adaptação às mudanças climáticas)
- Recursos hídricos
(gestão e uso desses recursos) - Biodiversidade e serviços ecossistêmicos (avaliar e proteger a biodiversidade relacionada às atividades de negócios)
- Economia circular e gestão de resíduos
- Gestão ambiental e prevenção da poluição
- Infraestrutura de construção
Social
Relaciona-se com a responsabilidade social e o impacto das empresas e entidades em prol da comunidade e da sociedade. Principalmente, refere-se a temas como:
Diálogo social e desenvolvimento territorial (contribuição social estratégica; inovação e tecnologia)
Direitos humanos
Diversidade, equidade e inclusão
Relações e práticas de trabalho (relações trabalhistas; segurança no trabalho; saúde mental; desenvolvimento de funcionários; incentivo à educação)
Promoção de responsabilidade social na cadeia de valor
Qualidade e segurança do produto
Segurança e proteção de dados pessoais
Governança
Está vinculada às políticas, processos, estratégias e diretrizes de gestão das empresas e entidades.
Eles incluem, por exemplo:
Governança corporativa (Código de Ética e Conduta; canal de denúncia; gestão do Programa de Integridade e Compliance; atendimento ao ambiente legal e regulatório; proteção à privacidade e dados pessoais (LGPD); prevenção à concorrência desleal (Antitruste); anticorrupção; prevenção à lavagem de dinheiro; auditoria interna; cidadania corporativa – empresa livre de assédio, trabalho escravo, poluição ambiental, etc.)
Conduta empresarial
Práticas de controle e gestão
Transparência na gestão
Como fico sabendo mais sobre esse tema?
Estamos preparando uma trilha de treinamentos para você e que estará disponível ao longo de 2023 na Universidade Hyundai.
Através desses treinamentos, você poderá entender, identificar sua participação nesse cenário e colocar em prática atividades de modo mais sustentável e alinhado com a estratégia da empresa.
Hoje a Hyundai publica o seu reporte de sustentabilidade, o qual inclui as práticas ESG, de forma global, e pode ser acessado através do site: