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11. Segurança da Informação

Informações confidenciais são informações importantes, de qualquer tipo ou natureza, relacionadas à empresa, tais como: segredos industriais, comerciais, operacionais, serviços, clientes, acordos, honorários, custos, marketing, negócios comerciais, contábeis, demonstrações financeiras, colaboradores e softwares.

As informações confidenciais da Hyundai são de sua única e exclusiva propriedade e estão protegidas nos termos da lei. Os colaboradores não devem, por qualquer meio, compartilhar, usar, divulgar ou comunicar direta ou indiretamente, qualquer informação relativa à Hyundai a qualquer pessoa, ou empresa/instituição/entidade, ou retirar das instalações da Hyundai quaisquer informações confidenciais, sem autorização prévia e por escrito da liderança, times de Segurança da Informação, Data Loss Prevention e/ou DPO (encarregado pelas atividades de tratamento de dados pessoais) caso as contenham.

Os colaboradores, prestadores de serviço e parceiros de negócio da Hyundai jamais devem compartilhar informações de caráter confidencial com cônjuge, companheiro (a), demais familiares, amigos ou qualquer destinatário não autorizado.

A obrigação de sigilo permanece após o término do contrato de trabalho ou qualquer outra forma de relação com a Hyundai, em relação a informações obtidas pelos ex-colaboradores, prestadores de serviço e parceiros de negócios durante o período de trabalho junto à Hyundai. Assim, as informações confidenciais devem ser guardadas e não podem ser divulgadas, ainda que o contrato não esteja mais em vigor.

Documentos relacionados a ações judiciais e outros processos legais (impressos ou eletrônicos) também são confidenciais e não devem ser compartilhados. Qualquer colaborador que receba tais documentos por engano deve relatar imediatamente ao departamento Jurídico e, em seguida, deve excluir o documento de todos os registros e avisar ao remetente sobre o equívoco ocorrido.

Informações concernentes à empresa devem ser transmitidas exclusivamente por meio do departamento de Relações Públicas, único responsável pela comunicação com o público externo e questões que envolvam a mídia.

Os colaboradores, prestadores de serviço e parceiros de negócio devem respeitar as regras sobre o uso e reprodução de softwares e outras propriedades industriais e intelectuais protegidas por lei, não sendo autorizada a instalação de softwares não homologados ou sem a autorização de TI.

O uso da internet é exclusivo para as atividades relacionadas ao trabalho, salvo em casos que visem à praticidade, conveniência e produtividade do empregado (ex.: internet banking). É proibido o envio de informações confidenciais para destinos não autorizados através da internet ou qualquer meio, tais como: uploads, formulários, serviços em nuvem, serviços de armazenamento, servidores ou computadores remotos. Não acesse sites suspeitos ou que visem burlar algum controle da empresa e não clique em links duvidosos. A utilização inadequada e abusiva não será permitida e é passível de monitoramento e aplicação de medidas disciplinares.

A Hyundai monitora o sistema de e-mails profissionais utilizados pelos seus colaboradores, prestadores de serviço e parceiros de negócio que utilizam nossa infraestrutura e não autoriza o envio de e-mails com informações confidenciais para e-mails particulares ou qualquer destino não autorizado.

Os colaboradores, prestadores de serviço e parceiros de Hyundai não devem jamais fazer uso ilegal, antiético, não autorizado, ou inadequado do sistema de informação, ou equipamentos da empresa. Caso receba alguma mensagem inadequada, informe ao departamento de TI.

Na Prática:

O que fazer:

  • Utilize apenas softwares, dispositivos e procedimentos autorizados, disponibilizados pela empresa.

  • Caso você se depare com algum material suspeito (e-mails, anexos, links, imagens, vídeos etc), que possa afetar adversamente os sistemas ou equipamentos de TI da empresa, informe isso sem demora ao departamento de TI.

  • Certifique-se de bloquear a tela de seu computador sempre que você não estiver usando o dispositivo.

  • Em caso de perda ou roubo de quaisquer dispositivos físicos que pertençam ou contenham informações da Hyundai (computadores, laptops, celulares, pendrives, smartphones, tablets, HDs externos etc.) reporte o mais rápido possível ao time de Data Loss Prevention e ao departamento de TI, em até 24 horas do ocorrido e siga todas as políticas e instruções fornecidas.

  • A responsabilidade de garantir a disponibilidade, salvaguarda, integridade, proteção e confidencialidade das informações da Hyundai é de TODOS, sejam colaboradores, prestadores de serviço ou parceiros de negócio.

  • Caso perceba qualquer comportamento inesperado ou suspeito em computadores, laptops, tablets, servidores, celulares etc., procure imediatamente o departamento de TI ou o HelpDesk para verificação.

  • Mantenha suas senhas e credenciais de acesso confidenciais. Jamais informe ou compartilhe com outras pessoas nem as anote em um lugar onde outras pessoas possam ter acesso. Você é responsável por todas as atividades associadas às suas credenciais.

  • Destrua informações, dispositivos físicos e mídias de armazenamento eletrônico adequadamente quando não forem mais necessários.

  • Apenas compartilhe informações confidenciais ou sensíveis com fornecedores depois de ter certeza de que existe um contrato de confidencialidade legal, válido e vigente entre as partes e que são destinos autorizados.

  • Reporte imediatamente qualquer perda ou suspeita de perda de dados, envio incorreto de informações para destinos não autorizados, acidental ou não, para o time de Data Loss Prevention, atuando de forma rápida é possível minimizar os possíveis impactos e riscos.

  • Mantenha todas as áreas que contêm informações confidenciais fisicamente protegidas e permita o acesso apenas a pessoas autorizadas.

  • Parte do seu trabalho é garantir que os dados da Hyundai estejam devidamente protegidos e não sejam danificados, perdidos ou roubados.

O que não fazer:

  • Não envie, receba, baixe ou armazene material explicitamente sexual, rude, ofensivo, hostil ou discriminatório.

  • Não envie, receba, baixe ou armazene arquivos ou dados de remetentes desconhecidos ou duvidosos, isto pode aumentar o risco de propagação de vírus.

  • Não envie, receba, baixe ou armazene material protegido por direitos autorais, segredos comerciais e materiais similares, sem a autorização correspondente ou material que viole direitos de terceiros.

  • Não envie, receba, baixe ou armazene qualquer material concebido para fins ilegais ou antiéticos, que violem as políticas da Hyundai ou que possam criar obrigações ou ser prejudiciais à Hyundai.

  • Não use dispositivos não autorizados (como seu computador particular ou nuvens públicas não autorizadas) para transmitir, armazenar ou trabalhar com informações confidenciais da Hyundai.

  • Não abra e-mails de fontes desconhecidas sem antes verificar a fonte.

  • Não faça cópias locais de dados internos, restritos ou confidenciais ou dados pessoais em seu laptop, celular ou disco rígido.

  • Não utilize ou forneça a terceiros, informações da Hyundai que sejam privilegiadas e não disponíveis ao público com o objetivo de ter ou dar a terceiro qualquer tipo de vantagem.

  • Não utilize o e-mail corporativo para repassar ou iniciar “correntes”, realizar atividades religiosas, político-partidárias, receber mensagens de caráter pessoal, dentre outros.

  • Não utilize os bens e recursos da empresa para jogos de azar.

  • Não discuta assuntos sensíveis em locais públicos, especialmente se você não conseguir perceber se terceiros estão ouvindo a conversa.

  • Não deixe gaveteiros ou armários com informações confidenciais abertos, tranque com a chave e mantenha a chave sempre em seu poder ou guardada em local seguro apenas de seu conhecimento e que não seja visível ou de fácil acesso.

  • Não envie informações não-públicas de propriedade da Hyundai para seu webmail pessoal, para o webmail pessoal de outros colaboradores ou de quaisquer destinos que não sejam autorizados.

  • JAMAIS use seu crachá para “guardar lugar” ou deixe-o largado em algum local sem a sua supervisão e não compartilhe fotos dele em redes sociais, ele pode ser usado para o acesso físico às nossas instalações e/ ou para atividades de “engenharia social”.

  • Não misture senhas corporativas com senhas pessoais e evite usá-las para várias contas, caso uma senha seja “hackeada” ou descoberta, suas outras contas não serão comprometidas.

  • Não responda e-mails ou telefonemas solicitando informações da Hyundai, incluindo informações de funcionários, resultados financeiros ou segredos da empresa.

Prezada Família Hyundai,

Nossas ações, individuais e coletivas, são cruciais para que a Hyundai mantenha sua excelência e compromisso em produzir os melhores veículos, oferecer as mais modernas soluções em mobilidade e prover o melhor atendimento aos nossos clientes.
Para abraçar e reforçar este compromisso, criamos a mentalidade de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, em que todos são responsáveis pelos resultados da empresa, não só em termos de lucratividade,mas de valores éticos e de integridade, visando a longevidade e a prosperidade da presença da Hyundai nos mercados do Brasil e das Américas Central e do Sul.

E é com este espírito de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, que tenho a satisfação de apresentar a nova versão do nosso Código de Ética e Conduta da HMCSA, um dos principais pilares que sustenta nosso Programa de Ética e Compliance.
Todos nós, colaboradores, concessionárias, fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros de negócios da Hyundai, temos que estar fortemente comprometidos em seguir os princípios deste Código de Ética e Conduta e usá-lo como guia para as nossas ações e decisões em nome e em benefício de nossa empresa e da marca Hyundai

Contamos com a colaboração de cada um de vocês para juntos, como um único time e com uma única voz, agirmos em unidade para alcançarmos nossos objetivos, sempre seguindo os mais elevados padrões de ética e integridade!
Obrigado

 

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