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14. Presentes e Hospitalidades

Nenhum empregado ou membro de sua família deve aceitar, em um mesmo ano civil, presente, hospitalidade, favor ou desconto em valor superior àquele estabelecido em política interna da Hyundai ou de fornecedores, prestadores de serviços, concessionários ou quaisquer outros parceiros que mantenham ou pretendam manter relações comerciais com a Hyundai.

 

Os colaboradores devem devolver presentes que não se adequem a este Código ou qualquer política da Hyundai juntamente com uma nota explicativa sobre a política da empresa. Caso não seja possível, ou prático proceder desta forma, o time de Ética e Compliance deve ser consultado para determinar o destino e/ou melhor providência a ser adotada caso a caso. Caso o colaborador não tenha certeza acerca da adequação ou não de presente que tenha recebido, deverá procurar o time de Ética e Compliance, ou sua gerência para esclarecer suas dúvidas.

 

Brindes ou lembranças de valores inexpressivos, como cadernos, canetas, chaveiros, copos ou bonés com logotipo do fornecedor podem ser aceitos, desde que não haja proibição da chefia da área.

 

A aceitação de entretenimento (incluindo partidas de futebol, golfe e outros eventos desportivos ou culturais) ou outros benefícios a favor dos colaboradores (ou de um membro da família dos colaboradores), provenientes de atuais ou potenciais parceiros comerciais, podem influenciar ou suscitar dúvidas quanto à imparcialidade do destinatário e comprometer a reputação da Hyundai para tratamento justo.

 

Leis e regras especiais se aplicam a funcionários públicos. Recomenda-se muita cautela com a oferta e o pagamento de hospitalidades, brindes e presentes a agentes públicos nacionais e estrangeiros e/ou pessoas a eles relacionadas (tais como cônjuge, familiares etc.), pois podem ser entendidos, a depender da situação, como uma vantagem indevida, não somente pela Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/13), mas também por outras legislações como, por exemplo, o FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) e o UK Bribery Act.

Na Prática:

O que fazer:

  • Ao dar ou receber presentes, hospitalidades ou entretenimentos, verifique a intenção ou propósito.

  • Aceite e/ou ofereça presentes que sejam consistentes com as práticas comerciais usuais e atendam uma finalidade comercial específica .

  • Garanta que os registros contábeis e a documentação de suporte que reflitam os presentes, favores e atenções deverão ser devidamente documentados, inclusive com descrição clara e adequada .

  • Em caso de dúvida quanto à legitimidade ou legalidade de qualquer presente, favor ou hospitalidade a ser dada e/ou recebida, o time de Ética e Compliance deverá ser consultado antes que o compromisso seja assumido.

O que não fazer:

  • Não aceite e/ou ofereça presentes de valor significativo e que possam ser interpretados ou percebidos como uma forma de suborno.

  • Nunca dê ou receba presentes, hospitalidades e entretenimento com finalidade imprópria, independentemente do valor.

  • Evite situações em que presentes, hospitalidades e entretenimento possam afetar seu julgamento comercial, a sua objetividade, o julgamento comercial e a objetividade de outra pessoa ou que coincidam (por um quesito temporal) com decisões de negócios.

  • Nunca ofereça algo de valor a funcionários públicos ou pessoas a eles relacionadas, sem antes consultar o time de Ética e Compliance da Hyundai.

Prezada Família Hyundai,

Nossas ações, individuais e coletivas, são cruciais para que a Hyundai mantenha sua excelência e compromisso em produzir os melhores veículos, oferecer as mais modernas soluções em mobilidade e prover o melhor atendimento aos nossos clientes.
Para abraçar e reforçar este compromisso, criamos a mentalidade de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, em que todos são responsáveis pelos resultados da empresa, não só em termos de lucratividade,mas de valores éticos e de integridade, visando a longevidade e a prosperidade da presença da Hyundai nos mercados do Brasil e das Américas Central e do Sul.

E é com este espírito de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, que tenho a satisfação de apresentar a nova versão do nosso Código de Ética e Conduta da HMCSA, um dos principais pilares que sustenta nosso Programa de Ética e Compliance.
Todos nós, colaboradores, concessionárias, fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros de negócios da Hyundai, temos que estar fortemente comprometidos em seguir os princípios deste Código de Ética e Conduta e usá-lo como guia para as nossas ações e decisões em nome e em benefício de nossa empresa e da marca Hyundai

Contamos com a colaboração de cada um de vocês para juntos, como um único time e com uma única voz, agirmos em unidade para alcançarmos nossos objetivos, sempre seguindo os mais elevados padrões de ética e integridade!
Obrigado

 

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