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4. Ambiente de Trabalho

A Hyundai acredita que seus colaboradores devem exercer suas atividades em um ambiente de trabalho harmônico e não tolera condutas desrespeitosas, que interfiram indevidamente no desempenho individual de seus colaboradores ou que gerem um ambiente hostil e ofensivo no local de trabalho, tais como tratamento, linguagem e gestos descorteses, agressão, humilhação, brincadeiras e contatos físicos inadequados e, ainda, qualquer forma de discriminação ou assédio.

Devemos nos esforçar para promover um ambiente de trabalho que traga o equilíbrio entre vida profissional e pessoal para nossos colaboradores.

Assédio

Assédio é um conjunto de atitudes e comportamentos praticados de forma deliberada e sistemática de forma a degradar o ambiente de trabalho e abalar psicologicamente as pessoas afetadas. O assédio pode ser moral ou sexual:

Assédio moral: exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando sua saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Assédio sexual: ato de constranger alguém, contra sua vontade, por meio de palavras, gestos ou outros meios, com intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, valendo-se de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício do emprego, cargo ou função.

Importunação Sexual

Ainda que não exista relação de hierarquia ou ascendência inerentes ao exercício do emprego, cargo ou função, é proibida a prática de ações que visem constranger alguém, contra sua vontade, por meio de palavras, gestos ou outros meios, com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual.

Caso o colaborador presencie ou entenda que foi submetido a uma prática injusta ou a uma situação de assédio, importunação ou qualquer tipo de agressão no ambiente de trabalho, deverá comunicar imediatamente sua liderança direta, um representante do departamento de Relações com o Empregado e/ou do time de Ética e Compliance, ou ainda formalizar uma denúncia no Ethics Line, canal oficial de denúncias da Hyundai.

Na Prática:

O que fazer:

  • Tenha um comportamento que reforce a boa imagem e reputação de confiança dentro e fora da empresa.

  • Trate de forma cortês e respeitosa todos os membros da empresa, aja com equidade no trato com todos colaboradores, clientes, prestadores de serviço, fornecedores, candidatos, membros de outras organizações, órgãos governamentais e públicos em geral.

  • Mantenha a calma e converse sobre os problemas para encontrar a melhor solução.

  • Encoraje seus colegas a reportarem qualquer situação de assédio que eles tenham sofrido ou testemunhado.

  • Cumpra com as responsabilidades no trabalho especificadas na descrição de cargo e no Contrato de Trabalho.

  • Respeite os valores corporativos da empresa.

  • Dedique-se integralmente às tarefas relacionadas com as suas funções durante a jornada de trabalho e eventual período adicional que possa ser necessário e solicitado pela liderança, mantendo rigorosamente em dia as tarefas que lhe forem designadas.

O que não fazer:

  • Não trate os colaboradores de maneira agressiva, violenta, hostil, desrespeitosa, ofensiva, intimidatória, abusiva ou de maneira que cause desordem, tumultos ou qualquer tipo de perturbação de qualquer natureza.

  • Não grite ou fale alto com os colaboradores.

  • Não exija intencionalmente tarefas com prazos impossíveis.

  • Não trate o cliente interno e externo com descortesia, falta de respeito, com linguagem não apropriada, ou deixe de lhe prestar serviço e/ou cooperação adequados.

  • Não negligencie o cumprimento das funções incumbidas ou das políticas, normas e procedimentos da Hyundai.

  • Não tenha comportamento contrário à moral e aos bons costumes e/ou contrário aos costumes e princípios da Hyundai.

  • Não promova jogos de azar ou apostas de qualquer natureza e para qualquer fim no ambiente de trabalho.

  • Não permita e/ou participe de jogos de azar.

  • Não utilize as instalações da empresa para realizar atividades políticas, ideológicas, religiosas, vendas de produtos e serviços ou de qualquer outra natureza que não esteja diretamente relacionada aos negócios da Hyundai e não encoraje desentendimentos em razão de crenças e preferências pessoais.

  • Não faça acusações falsas que possam prejudicar a imagem de outro colaborador, de terceiros ou da empresa.

Prezada Família Hyundai,

Nossas ações, individuais e coletivas, são cruciais para que a Hyundai mantenha sua excelência e compromisso em produzir os melhores veículos, oferecer as mais modernas soluções em mobilidade e prover o melhor atendimento aos nossos clientes.
Para abraçar e reforçar este compromisso, criamos a mentalidade de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, em que todos são responsáveis pelos resultados da empresa, não só em termos de lucratividade,mas de valores éticos e de integridade, visando a longevidade e a prosperidade da presença da Hyundai nos mercados do Brasil e das Américas Central e do Sul.

E é com este espírito de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, que tenho a satisfação de apresentar a nova versão do nosso Código de Ética e Conduta da HMCSA, um dos principais pilares que sustenta nosso Programa de Ética e Compliance.
Todos nós, colaboradores, concessionárias, fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros de negócios da Hyundai, temos que estar fortemente comprometidos em seguir os princípios deste Código de Ética e Conduta e usá-lo como guia para as nossas ações e decisões em nome e em benefício de nossa empresa e da marca Hyundai

Contamos com a colaboração de cada um de vocês para juntos, como um único time e com uma única voz, agirmos em unidade para alcançarmos nossos objetivos, sempre seguindo os mais elevados padrões de ética e integridade!
Obrigado

 

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