18. Livre Concorrência
A Hyundai conduz seus negócios visando assegurar a livre concorrência e livre iniciativa, condenando a prática de atos lesivos à concorrência, tais como: a formação de cartel ou quaisquer outros atos que visem limitar, falsear ou prejudicar o livre mercado.
Todos os fornecedores, prestadores de serviços e concessionários da Hyundai deverão, expressamente, obrigar-se, por meio de cláusula contratual, a seguir as disposições da Lei Antitruste (Lei nº 12. lei 12.529/11) e suas respectivas regulamentações.
Na Prática:
O que fazer:
Discuta assuntos gerais da indústria, mas nunca informações comercialmente sensíveis, como fixação de preços, divisão de mercado, estratégias de venda e produção ou uniformização de condutas.
Concorra por participação no mercado de forma justa, e conduza os negócios observando os mais altos padrões éticos.
Pense cuidadosamente sobre qualquer informação que você forneça aos clientes ou concessionários.
Ao fazer um “benchmark” tenha certeza de que as informações a serem trocadas não são comercialmente sensíveis.
Entre em contato com o time de Ética e Compliance se tiver dúvidas se determinado comportamento pode infringir a lei de concorrência.
O que não fazer:
Não discuta, forneça ou receba informações comercialmente sensíveis ou aborde a fixação de preços e descontos, a divisão de mercados e/ ou clientes, estratégias de produção e de vendas, uniformização de condutas ou troca de outras informações comercialmente sensíveis.
Não obtenha de forma indevida informações de concorrentes, parceiros ou quaisquer outras organizações, nem utilize ou divulgue informações obtidas ilicitamente.
Não trate de assuntos ou pratique atos tendentes a limitar, falsear ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa.
Não elenque, nomeie ou ranqueie fornecedores com finalidades ilícitas.
Não trace estratégias conjuntas de mercado.
Não planeje ou realize boicote a fornecedores e/ou concorrentes.
Não discuta a participação em licitações.
Nunca ofereça vantagem indevida a licitante concorrente.
Nunca pratique qualquer conduta que possa ser considerada fraude em licitações e contratos com o governo, nacional ou estrangeiro.
Prezada Família Hyundai,
Nossas ações, individuais e coletivas, são cruciais para que a Hyundai mantenha sua excelência e compromisso em produzir os melhores veículos, oferecer as mais modernas soluções em mobilidade e prover o melhor atendimento aos nossos clientes.
Para abraçar e reforçar este compromisso, criamos a mentalidade de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, em que todos são responsáveis pelos resultados da empresa, não só em termos de lucratividade,mas de valores éticos e de integridade, visando a longevidade e a prosperidade da presença da Hyundai nos mercados do Brasil e das Américas Central e do Sul.
E é com este espírito de UM SÓ TIME, UMA SÓ VOZ, que tenho a satisfação de apresentar a nova versão do nosso Código de Ética e Conduta da HMCSA, um dos principais pilares que sustenta nosso Programa de Ética e Compliance.
Todos nós, colaboradores, concessionárias, fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros de negócios da Hyundai, temos que estar fortemente comprometidos em seguir os princípios deste Código de Ética e Conduta e usá-lo como guia para as nossas ações e decisões em nome e em benefício de nossa empresa e da marca Hyundai
Contamos com a colaboração de cada um de vocês para juntos, como um único time e com uma única voz, agirmos em unidade para alcançarmos nossos objetivos, sempre seguindo os mais elevados padrões de ética e integridade!
Obrigado