Boas práticas para o trabalho flexível

Híbrido

Modelos de trabalho

Trabalho a distância

Atividades executadas majoritariamente fora da

estrutura física da Hyundai.

Frequência: todos os dias da semana de trabalho.

Elegibilidade: todas as posições de campo, sem alteração no modelo atual vigente.

Exemplo: Consultores(as) de Vendas e Pós-vendas.

Local de trabalho: sem alterações.

Controle da jornada: não.

Reserva de mesa: sim, no escritório de SP.

Modelo híbrido

Atividades que podem ser executadas fora da estrutura física da Hyundai, via política interna.

Frequência: 2 dias de trabalho remoto por semana alinhados diretamente com a liderança. Para posições de Gerente sr. (HoD) e acima, fica determinado 1 dia de trabalho remoto por semana.

Elegibilidade: todos(as) os(as) colaboradores(as) que não necessitam estar preponderantemente na estrutura física da Hyundai. Não são elegíveis colaboradores(as) que trabalham direta ou indiretamente com processo produtivo ou assistência presencial ou que necessitam da estrutura física da Hyundai.

Exemplo: funções administrativas.

Local de trabalho: o local de trabalho deve ser definido dentro de um raio de até 300 km do local original de trabalho (Rochaverá ou fábrica) – qualquer exceção deve ser informada e aprovada pelo gestor direto e Recursos Humanos, conforme política interna.

Controle da jornada: sim, por meio do Sistema de Ponto por Exceção.

Reserva de mesa: é recomendável a reserva da mesa previamente, via Business Hub. E em caso de alteração de agenda presencial, também sugerimos o cancelamento da reserva.

Mandatoriamente office

Atividades que precisam ser executadas dentro da estrutura física da Hyundai.

Frequência: mandatoriamente todos os dias da semana na estrutura física da Hyundai – sendo possível o trabalho remoto por exceção.

Elegibilidade: colaboradores(as) que, pela natureza da função, necessitam estar na estrutura física da Hyundai para realizar as tarefas.

Exemplo: Ambulatório Médico, Centro de Segurança.

Local de trabalho: sem alterações.

Controle da jornada: sim, por meio do Sistema de Ponto por Exceção.

Reserva de mesa: não.

Elegibilidade de cada modelo

Informações gerais

Document
Itens Trabalho a distância Híbrido Mandatoriamente office
Vale-refeição Escritorio de SP BRL 40/dia (sem alterações)
Piracicaba Refeitorio (sem alterações)
Local de trabalho remoto N/A N/A N/A
Exemplo de função Consultores de Vendas e Pós-Vendas Função administrativa Centro de Monitoramento de Seguraça e Ambulatório Médico
Demais benefícios Sem alterações Sem alterações Sem alterações
Notebook e softwares de comunicação remota Sim Serão disponibilizados equipamentos de trabalho conforme política de TI. Não
Itens Trabalho a distância Híbrido Mandatoriamente office
Contrato de trabalho / aditivo contratual Sem alterações Aditivo de contrato, Termo e Política Interna. Politica Interna
Prazo de vigência indeterminado indeterminado indeterminado
Tipo de controle de jornada N/A Controle de ponto por exceção e sinalização do trabalho remoto Sim - Com apontamento via sistema de controle de ponto por exceção
Jornada Variável N/A Sim - Com sinalização via sistema de entrada, saída e trabalho Híbrido Sim - Com apontamento via sistema de controle de ponto por exceção
Agendamento de lugar no escritório via App Sim Sim, para as datas previstas de presença no escritório SP (Rochaverá) Sim, no escritório de SP (Rochaverá)
Atestado médico Sim – Em casos de ausência por motivo médico/odontológico, apresentar atestado/declaração no ambulatório (Piracicaba) ou RH (SP) que fará o lançamento no sistema de ponto por exceção. Sim – Em casos de ausência por motivo médico/odontológico, apresentar atestado/declaração no ambulatório (Piracicaba) ou RH (SP) que fará o lançamento no sistema de ponto por exceção. Sim – Em casos de ausência por motivo médico/odontológico, apresentar atestado/declaração no ambulatório (Piracicaba) ou RH (SP) que fará o lançamento no sistema de ponto por exceção.

Papéis e responsabilidades (incluído na política)

Colaborador(a)

  • Cumprir a Política de Segurança da Informação, Normas de Segurança e Medicina do Trabalho e demais procedimentos da Empresa, que
    continuam vigentes para todas as modalidades.
  • Alinhar com o(a) gestor(a) a aderência ao modelo de trabalho enquadrado.
  • Manter seus(suas) superiores e/ou pares de trabalho informados(as) sobre sua agenda e compromissos para facilitar a realização do trabalho.
  • Atender a todas as condições estabelecidas em seu contrato de trabalho durante a realização do trabalho Híbrido, especialmente àquelas
    relacionadas com o sigilo, confidencialidade, ergonomia, segurança e saúde.
  • Dispor e manter de infraestrutura física e tecnológica necessárias e adequadas para realização dos trabalhos de maneira adequada e segura.
  • Garantir a execução das atividades alinhadas ao propósito da empresa e orientações do gestor.
  • Salvaguardar e zelar pelos dispositivos concedidos pela empresa, tais como laptop, smartphones, acessórios etc., reportando à área responsável qualquer intercorrência ou necessidade de manutenção.
  • Sinalizar via sistema de ponto eletrônico os dias que efetuar a jornada remota.
  • Preencher o formulário de Saúde & Segurança do Trabalho, reportando o local fixo que realizará o trabalho remoto – qualquer local de trabalho, exceto o sinalizado, deve ser comunicado e aprovado pelo gestor imediato, Relações com Empregados e Recursos Humanos.
  • Para os(as) colaboradores(as) de São Paulo, realizar a reserva prévia da mesa através do Business Hub, assim como o cancelamento da reserva em caso de alteração da agenda presencial.
  • Usar de maneira eficiente as salas de reunião e/ou cabines para reuniões por tempo delimitado em grupo ou chamadas individuais.
  • Em casos de ausência por motivo médico/odontológico, é importante que o(a) colaborador(a) solicite o atestado/declaração do período e entregue o documento físico na área responsável (ambulatório médico em Piracicaba e Recursos Humanos em São Paulo), inclusive quando referente a dias de trabalho remoto.
  • Cumprir com as regras de Ponto por Exceção, atentando-se aos apontamentos de trabalho no sistema impreterivelmente, como apontamentos de trabalho Híbrido, banco de horas e jornada variável.Importante lembrar:

*Importante: deverá ser observado eventuais reduções do limite acima decorrentes do calendário de trabalho e compensações.

Gestor

  • Avaliar se a função pode ser exercida fora do escritório sem prejuízo ao negócio e à área, conforme critério desta política.
  • Reforçar o cumprimento da Política de Segurança da Informação, Normas de Segurança e Medicina do Trabalho e demais procedimentos da
    empresa.
  • Acompanhar a produtividade do(a) colaborador(a) que estiver trabalhando no regime de trabalho Híbrido e Teletrabalho.
  • Controlar periodicamente a adesão ao programa.
  • Gerenciar a agenda semanal da sua equipe.

Dicas de Home Office

  • Escolha do local: A escolha do local onde o trabalho será desempenhado é de extrema importância para manter a concentração necessária para realização das tarefas. Delimite esse ambiente, separando-o do ambiente residencial (mesmo que simbolicamente), buscando minimizar as possíveis interferências das atividades e rotinas domésticas.
  • Rotina domiciliar: Converse e acerte com os demais moradores de sua residência, que é um dia normal de trabalho. Você seguirá horários, realizará atividades que demandarão tempo e atenção. Portanto, contar com o suporte de todos, fará toda a diferença. Planeje os horários das pausas e refeições. E evite alimentar-se na sua estação de trabalho. Dê preferência para um local adequado para esta finalidade. Alimentos e bebidas na estação de trabalho podem provocar acidentes, e até, atrapalhar a execução de suas tarefas
  • Organização no trabalho: Mantenha horários regulares para início e término de sua jornada de trabalho, conforme definido pela HMB. Busque proximidade e conexão com seu time. Esteja disponível nestes horários, mas fique atento aos limites necessários a serem respeitados. É preciso ter uma agenda muito clara e com as devidas prioridades estabelecidas. 

Contatos para dúvidas

Agendamento da reserva de mesa no escritório de São Paulo

Sinalização do trabalho Híbrido e Jornada Flexível

Dúvida sobre elegibilidade

Gestor ou RH

Equipamento e ferramentas de informática

TI

Dúvida sobre Jornada Variável, Banco de Horas e Hora Extra

Recursos Humanos ou Relações com Empregados

Dúvidas de ergonomia

Saúde & Segurança do Trabalho

Q&A

O ideal para essas situações é que todas as tarefas sejam realizadas durante o horário regular. As atividades realizadas no sábado são extraordinárias (Banco de Horas ou Hora Extra). Aos domingos, para um período igual ou superior a 4 horas de trabalho, devemos conceder folga compensatória de 1 dia logo no início da semana seguinte (preferencialmente, na segunda-feira).

Sim, desde que alinhado com o(a) gestor(a) direto(a) e disponham da estrutura física e tecnológica para realizar as atividades sem interrupção.

São elegíveis ao Híbrido todos(as) os(as) colaboradores(as) de São Paulo e Piracicaba, exceto as posições cuja natureza da função necessite, preponderantemente, interação física com as dependências da empresa OU atendimento presencial aos colaboradores OU colaboradores que fazem atendimento para outras áreas do negócio em horários específicos e que, em caso de qualquer indisponibilidade, causará ruptura/impacto para o negócio.

Sim, desde que alinhado com o(a) gestor(a) direto(a) e que seja sinalizado no sistema de ponto eletrônico.

É importante o lançamento do trabalho remoto (trabalho Híbrido) no ponto por exceção do controle de ponto para identificação da utilização do programa.

É importante a realização da reserva e check-in para o bom uso coletivo dos espaços disponíveis. Você pode fazer a reserva com até 15 dias de antecedência e caso desista da reserva, cancele para que outros colaboradores possam utilizar o local de trabalho.
Em casos de salas de reunião, é importante lembrar:
• Utilize o local de acordo com a capacidade de pessoas.
• As salas não devem ser utilizadas para trabalhos rotineiros de escritório.
• Utilize-as somente no tempo da reunião. Ao finalizar a reunião, mantenha a sala limpa e organizada.

Não é necessário fazer reserva para utilizar as cabines. Entretanto, é importante lembrar que sejam utilizadas somente quando necessário para reuniões ou ligações.