Saúde e segurança estão em seus pensamentos, ações e agora ao alcance de suas mãos.

Índice

Prezada Família Hyudai

Celebrando estes 10 anos de história e compromisso com a saúde e a segurança de todos na Hyundai, temos o prazer de apresentar a vocês o Manual Prático de Saúde e Segurança do Trabalho. Este manual tem como objetivo esclarecer, divulgar e reforçar, de forma simples e objetiva, os conceitos, as normas e as práticas de saúde e de segurança a partir da educação e conscientização de todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, com as operações da Hyundai.

Desfrutem dos benefícios alcançados pela realização de um trabalho saudável e seguro na Hyundai. É muito importante o conhecimento e a aplicação dessas regras, pois são os conceitos e as medidas preventivas e obrigatórias que visam garantir a segurança e a saúde dos funcionários, prestadores de serviço e visitantes.

Marcos Oliveira – COO

O que é Saúde e Segurança do Trabalho?

É um conjunto de conceitos, normas, procedimentos e ações que têm o objetivo de promover a proteção e a integridade física do colaborador no seu local e ambiente de trabalho, visando sempre a redução/extinção dos riscos e, por consequência, diminuir ou tornar inexistentes acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

 

Direitos e deveres 

Este guia prático de Saúde e Segurança do Trabalho estabelece diretrizes sobre o cumprimento integral dos procedimentos e das políticas baseados nas legislações vigentes e das boas práticas dentro da Hyundai, sendo necessária sua aplicação direta por todos os funcionários diretos, prestadores de serviço e visitantes. 

Como de dever, todos nós devemos garantir o cumprimento integral de todos os temas relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho presentes neste manual.

Alguns exemplos de como podemos fazer isso: 

  • Observar, estar atento e, e em caso de ocorrências, oportunidades ou desvios, informar de imediato aos responsáveis, seja o líder direto ou o time de Saúde e Segurança, condições e/ou comportamentos inseguros observados ou descobertos.
  • Submeter-se aos exames médicos previstos, dentro dos prazos estabelecidos e vigentes.
  • Informar qualquer lesão, desconforto, dor ou incômodo de imediato.
  • Usar o equipamento de proteção individual fornecido pela Hyundai, de acordo com as instruções e da maneira correta.
  • Colaborar com a organização na aplicação das regras de saúde e segurança.
  • Agir através do exemplo, difundir e, sempre que possível, divulgar e auxiliar demais colegas com informações e orientações necessárias para atendimento aos requisitos de saúde e segurança a todo momento.
 

Temos o direito de que todas as medidas previstas legalmente protejam a execução de todas as nossas atividades, diariamente, assim como o suporte nas ações relacionadas à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais.

Alguns exemplos de como nossos direitos se expressam:

  • Receber o equipamento de proteção individual fornecido pela Hyundai, frequentemente e dentro dos melhores padrões de qualidade, conforto e quantidade.
  • Ser suportado, em todos os exames médicos previstos, dentro dos prazos estabelecidos e vigentes.
  • Ter avaliado, analisado e suportado qualquer lesão, desconforto, dor ou incômodo causado dentro do ambiente de trabalho.
  • Ter na Hyundai métodos e políticas claras e abrangentes que fomentem a aplicação das regras de saúde e segurança.
  • Ter analisada toda e qualquer ocorrência, oportunidades ou desvios, informados pelos responsáveis, seja o líder direto ou o time de Saúde e Segurança, condições e/ou comportamentos inseguros observados ou descobertos.
 

Notaram como nossos direitos e deveres sempre complementam e estão diretamente conectados? Todos nós temos o direito de ter um ambiente de trabalho saudável e seguro, e ter todas as ações necessárias para a garantia deste cenário, seja em condições físicas, estruturais, na organização do trabalho, dinâmica e ações preventivas e corretivas necessárias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre termos técnicos, grupos de trabalho e ações que são realizadas pela Hyundai.

 

O que é SESMT?

SESMT significa Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. SESMT desenvolve várias ações voltadas para promover a saúde e a segurança ocupacional dos trabalhadores, estabelecidos pelas Consolidações das Leis do Trabalho e Normas Regulamentadoras. Na Hyundai, o SESMT é composto pelos funcionários do departamento de Saúde e Segurança.

 

O que é PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é o programa que define a política e as diretrizes com objetivo de prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de requisitos, contendo orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas, identificando, avaliando, implementando e acompanhando os riscos ocupacionais através de controles.

 

O que é PCMSO?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é o programa que visa diagnosticar, prevenir e rastrear as doenças relacionadas ao trabalho através dos levantamentos identificados nas avaliações ambientais e/ou quadro clínico do colaborador relacionado à sua atividade de trabalho. Na Hyundai, temos programas adicionais como: telemedicina, vacinação e campanhas de conscientização (exemplo: Outubro Rosa,Novembro Azul, entre outros).

 

O que é PPP?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades. Tem por objetivo primordial fornecer informações para o trabalhador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.

 

O que é acidente de trabalho?

Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

 

O que é ato inseguro?

É toda conduta ou comportamento que gera acidentes a partir de uma decisão desnecessária.

 

O que é condição insegura?

É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e/ou risco ao trabalhador.

 

O que é acidente de trajeto?

Acidente sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive de propriedade do empregado, desde que não haja interrupção ou alteração de percurso por motivo alheio ao trabalho.

 

O que são exames médicos?

Os exames médicos são procedimentos definidos de acordo com o PCMSO em que precisam ser feitos nos funcionários efetivos da Hyundai. Esses exames são: admissional, periódico e complementar, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. Sendo obrigatória a participação do empregado quando convocado pelo ambulatório médico.

É de responsabilidade do empregado e da liderança se atentarem ao vencimento de seus exames e atenderem às convocações para a regularização destes.

 

O que são doenças ocupacionais?

  • Doença do trabalho: adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e como ele se relaciona diretamente.
  • Doença profissional: produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.
 

O que é SGI?

Sistema de Gestão Integrada (SGI) são requisitos legais que estabelecem diretrizes e modelo de gestão, objetivando a mais alta qualidade de produtos e serviços, a prevenção e a integridade física dos funcionários e prestadores de serviço. A Hyundai possui as 3 (três) principais certificações e gestão em temas relacionados à Qualidade, Meio ambiente e Saúde e Segurança. Além dessas ISOs, possui também a certificação em gestão de ergonomia (PE-342), reforçando seu compromisso na gestão e melhoria de ambientes de trabalho e fatores a ele relacionados.

 

Você sabe o que é ISO e qual sua função?

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua. Conheça as ISOs em que a Hyundai está certificada.

  • ISO 9001: é um sistema de gestão internacional com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
  • ISO 14001: é um sistema de gestão internacional com o intuito de garantir gerenciamento ambiental eficaz no negócio. É projetada para ajudar as empresas a adequarem responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuarem sendo bem-sucedidas comercialmente.
  • ISO 45001: é um sistema de gestão internacional com o intuito de garantir o gerenciamento e a melhoria do desempenho das empresas no que diz respeito à saúde e à segurança do trabalho.
 

O que é CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

O que é SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) tem como objetivo promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, saúde, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele.

O que são os riscos ambientais?

São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos ou de acidentes. São considerados fatores de riscos ambientais a presença desses agentes em determinadas concentrações ou intensidades. O tempo máximo de exposição do trabalhador a esses agentes é determinado por limites preestabelecidos.

  • Riscos físicos: ruído, vibração, pressões anormais, temperaturas extremas (calor, frio), radiações não ionizantes, umidade, etc.
  • Riscos químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, substâncias compostas, produtos químicos, etc.
  • Riscos biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, etc.
  • Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte de peso, monotonia, repetitividade, etc.
  • Riscos mecânicos ou de acidentes: ferramentas inadequadas, máquinas e equipamentos sem proteção, arranjo físico inadequado, etc.
 

O que é EPC?

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos e a sinalização de segurança (cones, hidrantes, alarme de incêndio, fita zebrada, extintores).

 

O que é EPI?

É uma sigla para Equipamento de Proteção Individual, o que engloba todo dispositivo de proteção utilizado individualmente pelo trabalhador, com a intenção de protegê-lo de qualquer risco que o ambiente de trabalho possa fornecer à sua saúde.

 

Deveres da Hyundai

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
  • Exigir seu uso.
  • Fornecer ao trabalhador somente o equipamento aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
  • Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação.
  • Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado.
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
  • Comunicar o MTE sobre qualquer irregularidade observada.
 

Deveres do funcionário

  • Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina.
  • Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
  • Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio ao uso.
  • Cumprir as determinações do empregador sob o uso pessoal.
 

O que é registro de desvios?

O desvio é um ato ou condição com potencial de ocasionar, de maneira direta ou indireta, danos às pessoas e ao patrimônio. Para isso, devem ser observados as condições do ambiente de trabalho, as máquinas e equipamentos, o ambiente indireto e o comportamento de quem está inserido no cenário, garantindo que, ao seguir as regras, terá um ambiente seguro e saudável. Ao identificar condições ou comportamento, estes devem ser reportados imediatamente ao líder imediato e, no caso de prestadores de serviços e visitantes, ao gestor do contrato. Em seguida, o envolvimento com as áreas correspondentes de saúde e segurança e emergência. Caso constatar uma situação em que envolva um risco grave e iminente para a sua vida e saúde, assim como aos demais envolvidos do local, todos têm o dever de sinalizar ao gestor e ao time de Saúde e Segurança.

O que são NRs?

As Normas Regulamentadoras (NRs) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978. As demais normas foram criadas ao longo do tempo, visando assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos.

A elaboração e a revisão das normas regulamentadoras são realizadas adotando o sistema tripartite paritário, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de grupos e comissões compostas por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores.

Na Hyundai, a aplicação integral das NRs e suas determinações são imprescindíveis. Conheça as que possuem maior incidência e impacto em nossa rotina diária.

  • NR-1: DISPOSIÇÕES GERAIS.
  • NR-3: EMBARGO OU INTERDIÇÃO.
  • NR-4: SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO.
  • NR-5: COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.
  • NR-6: EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI).
  • NR-7: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL.
  • NR-9: AVALIAÇÃO E CONTROLE DAS EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.
  • NR-10: SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
  • NR-11: TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS.
  • NR-12: SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.
  • NR-13: CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES E TANQUES METÁLICOS DE ARMAZENAMENTO.
  • NR-17: ERGONOMIA.
  • NR-18: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.
  • NR-20: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS.
  • NR-23: PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS.
  • NR-24: CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO.
  • NR-32: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE.
  • NR-33: SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS.
  • NR-35: TRABALHO EM ALTURA.

O que é embargo, interdição e paralisação de trabalho?

O departamento de Segurança do Trabalho tem o respaldo legal de acordo com a NR-3, podendo suspender qualquer trabalho no qual se evidencie risco grave e iminente. 3.2.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador. 3.2.2.2 A interdição implica a paralisação parcial ou total da atividade, da máquina ou equipamento, do setor de serviço ou do estabelecimento.

 

O que é PAE?

Plano de Atendimento à Emergência (PAE): estabelece, em função dos riscos da edificação, um conjunto de ações e procedimentos a serem adotados, visando a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio, bem como a redução das consequências de sinistros.

Para todas as situações de emergência que não apresentem sinais de fogo, por exemplo, a ocorrência de mal súbito, acidente com vítima, emergência química, resgate em altura e resgate em espaço confinado, entre outros, qualquer pessoa deverá acionar o ramal de emergência 0002 e comunicar a situação evidenciada.

  • Caso a situação de emergência seja com a presença de fogo nas instalações, máquinas e equipamentos ou vazamento de gás e combustível (rompimento da tubulação e com risco iminente de incêndio e/ou explosão), qualquer pessoa poderá acionar o alarme sonoro mais próximo, empurrando e abaixando a alavanca da botoeira de caixa vermelha próxima aos hidrantes, na qual acionará o alarme de emergência. 
  • O som do alarme de incêndio soará no prédio em que a botoeira se localiza, indicando a necessidade de mobilização e ação de todos os componentes do Plano de Atendimento à Emergência. 

Vamos falar sobre as inspeções de segurança?

O departamento de Saúde e Segurança realiza inspeções periódicas a fim de verificar o cumprimento das determinações legais, fiscalizar a observância dos regulamentos e normas de caráter geral e identificar condições inseguras e comportamentos inseguros. Todo desvio, irregularidade e oportunidade detectados são comunicados ao responsável do setor para regularização imediata e/ou programação da correção para garantir a eficácia das ações, no menor prazo, se tornando uma prioridade. A partir de 2022, o time de Relações com Empregados também participa dessas inspeções, o objetivo é reforçar o caráter obrigatório do cumprimento das regras e procedimentos de saúde e segurança, assim como sanar dúvidas e informações necessárias.

 

Já participou de um treinamento de percepção de risco? Sabe do que se trata? Vamos explicar.

Anualmente, todo colaborador recebe um treinamento chamado percepção de risco, ele consiste no reforço da capacidade de identificar os riscos existentes no ambiente e agir para evitar a ocorrência de desvios, incidentes e acidentes no ambiente de trabalho. Por isso é reforçado como se identificar e se prevenir de riscos, comportamentais, físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Como podemos estar atentos? Antes de iniciar as atividades, observe o arranjo físico da sua estação de trabalho e, na sequência, considere:

  • sua condição física e mental;
  • o ambiente à sua volta;
  • a disponibilidade e o uso dos EPIs;
  • a atenção à tarefa sendo realizada;
  • a atenção aos colegas no entorno e atividades em execução.
 

Regras de Ouro

A Hyundai em 2019 criou e divulgou, e continua a reforçar, suas Regras de Ouro de Saúde e Segurança, como um meio de fortalecer a prevenção, a conformidade e o comportamento seguro com ações de saúde e segurança para toda a organização, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e visitantes. Seguem os principais pilares:

 

Prevenção: ação ou efeito de prevenir, agir por antecipação. Conjunto de atividades e medidas de controle, feitas com a finalidade de antecipar e/ou evitar danos, acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

 

Condição: situações presentes no ambiente de trabalho que proporcionam segurança e saúde, mantendo a integridade dos trabalhadores.

 

Comportamento: atividades ou comportamentos das pessoas que podem gerar problemas no local de trabalho, acidentes, doenças ou danos ao patrimônio. Podem acontecer por falta de atenção ou descumprimento dos procedimentos internos ou legislação aplicada durante as atividades.

 

Vamos conhecer cada uma delas:

  1. Reportar: comunique TODOS os riscos em potencial, comportamentos inseguros, incidentes e acidentes ao departamento de Saúde e Segurança.
  2. EPIs: use o equipamento de proteção individual necessário e apropriado para a tarefa, de acordo com as orientações da Hyundai, ao executar atividades internas ou externas.
  3. Bloqueio e identificação: procedimento de bloquear, identificar e fazer o teste de energia zero tem o objetivo de desligar as fontes de energias elétricas, mecânicas, químicas, hidráulicas, pneumáticas e residual, reduzindo expressivamente os riscos de acidentes durante as atividades como manutenção, limpeza, paradas de fábricas, etc.
  4. Trabalhos especiais: realize as atividades de risco somente se todas as precauções necessárias foram tomadas e tenha sempre a permissão de qual faz parte da sua atividade, tais como NR-10, NR-11, NR-12, NR-33, NR-34 e NR-35.
  5. Trabalho seguro: todas as atividades não rotineiras realizadas na Hyundai devem ser realizadas somente com a Análise Preliminar de Risco (APR) / Autorização de Segurança do Trabalho (AST) e as rotineiras devem ser realizadas somente com a Instrução de Trabalho da tarefa.
  6. Corpo e mente saudáveis: não realizar atividades internas e externas sob efeito de drogas ou álcool. Faça atividade física e tenha uma alimentação equilibrada, respeite seus períodos de descanso e esteja sempre atento também à sua saúde mental.
  7. Dirigir de forma segura: dirija na Hyundai apenas com carteira de motorista válida. Não fale ao celular enquanto dirige, use cinto de segurança e respeite o limite de velocidade (30 km). Não faça ultrapassagens e respeite as áreas de estacionamento e trânsito de pedestres.
  8. Andar de forma segura: use apenas as calçadas e o caminho para pedestres para caminhar. Não ande nas áreas em que haja movimento de veículos, sejam eles de transporte de passageiros ou industriais.
  9. Carga e descarga seguras: respeite todos os limites de peso, velocidade, altura, distância, localização e condições do tempo ao realizar as cargas e descargas, independentemente do tempo que leve, de acordo com as diretrizes de saúde e segurança.
 

Os 10 Compromissos diários de Saúde & Segurança

Em junho de 2022, foram lançados os 10 compromissos diários de saúde e segurança. Esse programa tem como objetivo conscientizar cada um dos funcionários em cada uma das áreas de trabalho mapeadas na Hyundai dos riscos e medidas individuais que devem ser tomadas com o objetivo de reduzir a possibilidade de acidentes, incidentes e queixas ergonômicas. Esse programa tem análise específica de cada um dos postos e orienta 10 (dez) ações diárias que só dependem do nosso comportamento. Esse tópico é atualizado anualmente com base no mapeamento de eventos ocorridos e em sugestões endereçadas por cada um dos funcionários da Hyundai. Não deixe de reforçar seus compromissos diariamente e participe com sugestões.

 

Para ficar mais fácil, dê uma olhada em um dos exemplos [Montagem / Chassi (ES/FS)]:

  1. Usarei todos os EPIs/EPCs de acordo com as especificações para minha tarefa, com as instruções, em caso de necessidade de reposição de imediato.
  2. Seguirei todas as orientações de atenção, uso e guarda de ferramentas e equipamentos com força motriz, torque e energia residual.
  3. Realizarei contrato de trabalho dentro do período/tempo planejado ou rodízio (job rotation).
  4. Não utilizarei rotas demarcadas e sinalizadas para infraestruturas internas, não acessando áreas onde há equipamentos, robôs e tubulações, construídas prioritariamente a um processo produtivo ou transporte manual de cargas por ponte, empilhadeira ou transporte de carga (mãos de carga ou itens de transporte).
  5. Não efetuarei auxílio manual ou qualquer interação física (mão/corpo na peça ou item de fixação) durante a movimentação de cargas içadas por ponte rolante, empilhadeira, transportadores ou Jig.
  6. Quando me deslocar ao ambiente interno, seguirei apenas pelas faixas e áreas designadas para pedestres, com atenção integral, sem a realização de ações adicionais com divisão de atenção.
  7. Realizarei atividades especiais apenas com treinamento, exame médico e autorização válida dentro do período.
  8. Relatarei qualquer condição insegura, incidente, acidente, queixa ergonômica ou desconforto de saúde identificado durante as atividades.
  9. Quando necessária a movimentação de partes e peças com arestas cortantes, realizarei apenas com a utilização de todos os EPIs, sendo obrigatória a utilização de luvas (anticorte).
  10. Terei atenção aos cantos vivos, como quinas das portas, motor e acessórios, extremidades e outras partes da carroceria, durante as etapas de trabalho.
 

Conheça um pouco mais sobre seus compromissos clicando aqui.

Você sabe o que é ergonomia?

São conhecimentos científicos relacionados ao ser humano e à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência. 

Agora alguns detalhes do que compõe o sistema de gerenciamento em ergonomia e as principais ferramentas aplicadas, assim como alguns termos e definições.

 

Sistema de gestão em ergonomia: é uma parte do sistema de gestão da organização utilizado para desenvolver e implantar sua política de ergonomia (PE-342.03).

 

Posto de trabalho: local de trabalho onde as atividades são executadas.

 

Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP): documento utilizado para identificar, analisar e classificar os fatores de riscos ergonômicos presentes nas atividades realizadas na Hyundai, apresentando sua gravidade e as medidas de controle.

 

Análise Ergonômica do Trabalho (AET): metodologia baseada na Norma Regulamentadora 17, que é utilizada para avaliar o trabalho, quando este requer um estudo mais detalhado e minucioso para busca de soluções.

 

Melhoria ergonômica: é toda e qualquer ação com o intuito de melhorar as condições de trabalho, reduzindo ou eliminando fatores de risco ergonômico, sejam físicos, cognitivos ou organizacionais.

 

Validação de melhorias ergonômicas: processo de verificação da eficácia na eliminação ou redução de fator de risco ergonômico. Pode ser classificada em dois tipos: validação do especialista e validação dos trabalhadores.

 

Ocorrência ergonômica: qualquer sinal ou sintoma musculoesquelético ou psicofisiológico, devidamente reportado pelo trabalhador e registrado pelo médico do trabalho, podendo ter como origem: ocorrências, consultas ambulatoriais, exames periódicos, entre outros. A ocorrência ergonômica será determinada pela avaliação do médico, quando o empregado relacionar seus sintomas, diretamente com a realização de sua atividade laboral, seja causando ou agravando uma condição ou sintoma.

 

Investigação de ocorrência ergonômica: é o processo definido para avaliar o grau de risco ergonômico existente no posto de trabalho. O risco ergonômico poderá ser classificado em risco baixo, moderado e alto, conforme critério estabelecido pela ABNT NBR ISO 11228:3/2014.

Home office e trabalho híbrido

O home office e trabalho híbrido são cada dia mais comuns e estão dentro do conceito “Work Life Integration”. Este conceito é um verdadeiro estilo de vida e integra vida privada e profissional. Entretanto, trabalhar em casa temporariamente ou de forma contínua requer muita disciplina e organização.

A prática de Home Office vem sendo intensificada na Hyundai desde 2020, assim como o modelo híbrido a partir de 2021, como formas de gerar qualidade de vida e bem-estar para os nossos funcionários, não apenas durante a pandemia do Covid-19, mas também como modelo evolutivo de trabalho.

Seguem algumas orientações que trarão mais benefícios e conforto durante o trabalho em home office ou no modelo híbrido.

A escolha do local: a escolha do local onde o trabalho será desempenhado é de extrema importância para manter a concentração necessária para a realização das tarefas, assim como manter uma postura corporal adequada. Delimite esse ambiente, separando-o do ambiente residencial (mesmo que simbolicamente), buscando minimizar as possíveis interferências das atividades e rotinas domésticas. Escolha um lugar silencioso, com bom sinal de internet e com iluminação e ventilação confortáveis.

 

O ambiente de trabalho: fique atento aos cabos de energia do notebook ou computador conectados à tomada, pois podem fazer alguém tropeçar, se mal posicionados.

Ao escolher seu ambiente de trabalho, escolha um local mais silencioso e com boa iluminação. Sempre que possível, mantenha as janelas abertas para melhorar a circulação do ar e manter o ambiente arejado.

Importante: evite improvisar locais de trabalho.

 

Aspectos cognitivos: que nosso cérebro é incrível e que possui uma capacidade de adaptação enorme, todos nós sabemos. Contudo, ele costuma estranhar mudanças repentinas e novos contextos. Quando a rotina e o ambiente de trabalho mudam, há a necessidade de mais concentração em atividades que antes passavam batidas, gastando recursos e podendo gerar cansaço. Além disso, nós assimilamos informações do ambiente de forma inconsciente, o que pode interferir na produtividade.

 

Saúde: manter a saúde em dia é essencial para quem deseja viver muito e, claro, com muita qualidade. No entanto, muitas vezes, devido à rotina cada vez mais agitada, as pessoas acabam se esquecendo do cuidado que deveriam ter com a própria saúde, por isso tenha hábitos saudáveis e pratique exercício físico. Cuide de seu corpo, de sua mente e do seu emocional.

 

Segurança: ao ligar os equipamentos na tomada de sua casa, siga rigorosamente as recomendações do fabricante, a fim de evitar sobrecarga elétrica e incidentes.

Organize seu espaço de trabalho para evitar cabos pendurados, queda de objetos e tropeções.

Tenha à mão uma lista de contatos de emergência caso necessite de suporte (bombeiros, emergência médica, polícia).

Tenha também uma lista de contatos pessoais (familiares, amigos ou vizinhos) e de técnicos, incluindo técnicos de informática, por exemplo.

Já que estamos mencionando nosso ambiente domiciliar, seguem mais algumas dicas para situações cotidianas, para todos, não apenas aos que estão em modelo de trabalho híbrido ou exclusivamente em home office. Esteja atento, proteja-se e também proteja sua família e seus amigos.

 

Segurança contra incêndios: os incêndios podem começar de repente e se espalhar rapidamente, danificando sua casa e móveis e colocando vidas em perigo. Eles são causados de várias maneiras, mas há algumas dicas simples que você pode seguir para evitar que eles comecem.

  • Mantenha todos os fogos e aquecedores bem guardados, especialmente fogos abertos. Para aquecedores embutidos ou portáteis com uma proteção embutida, dê proteção extra adicionando uma proteção ao redor, especialmente se você tiver crianças pequenas ou pessoas mais velhas em casa. Para crianças, use uma proteção de berçário com clipes laterais que se encaixam em suportes de parede fixos.
  • Mantenha aquecedores portáteis e velas longe de móveis e cortinas. Posicione com segurança onde eles não podem ser derrubados.
  • Não seque ou areje roupas sobre ou perto do fogo ou do fogão.
  • Não fume na cama.
  • Muitos incêndios começam na cozinha, especialmente os grandes. Nunca deixe uma panela sem vigilância ao fritar em gordura e observe o superaquecimento. 
  • Se houver crianças por perto, mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance.
  • Se puder, instale detectores de fumaça aprovados em cada andar. Escolha um alarme de fumaça que seja operado pela rede elétrica ou um com bateria de longa duração (dez anos).
  • Planeje sua rota de fuga. Lembre-se: saia, fique de fora e chame os bombeiros!
 

Segurança elétrica: muitos acidentes e fatalidades envolvem eletricidade, ela deve ser tratada com respeito. Aqui estão algumas dicas:

  • Verifique sua instalação de fiação pelo menos uma vez a cada cinco anos por um empreiteiro aprovado ou imediatamente se estiver comprando uma propriedade mais antiga.
  • Não use aparelhos com cabeamentos desgastados ou danificados. Não conecte ou emende cabos de origem e aparelhos distintos.
  • Mantenha os aparelhos portáteis operados pela rede elétrica fora do banheiro.
  • Se um aparelho parecer defeituoso, pare de usá-lo e verifique-o imediatamente.
  • Procure uma marca certificada ao comprar equipamentos elétricos.
  • Nunca sobrecarregue uma tomada elétrica.
 

Aquecimento e cozimento: a segurança é especialmente importante ao escolher e usar produtos de aquecimento. Todos os aparelhos que queimam combustível consomem ar (O2) à medida que queimam e emitem gases residuais, incluindo o mortal monóxido de carbono (CO). 

  • Nunca bloqueie as saídas de ar.
  • Esteja ciente dos sintomas de envenenamento por CO, como sonolência e sintomas semelhantes aos da gripe.
  • Nunca bloqueie nenhuma grade externa ou apoie qualquer coisa nela.
  • Se uma chama de gás, que normalmente queima em azul, queima em laranja, isso pode ser um acúmulo de monóxido de carbono. Mande verificar o seu aparelho imediatamente.
  • Verifique o piloto regularmente em fogões a gás e aquecedores de água para se certificar de que não se apagou.
  • Ao comprar aparelhos a gás, procure as marcas aprovadas pelo INMETRO e cuidado com pechinchas de segunda mão e instaladores não certificados.
  • Se você suspeitar de um vazamento de gás, abra as janelas, desligue o fornecimento e ligue para o seu fornecedor de gás. Caso seja através de tanques/botijões, areje-os em espaços abertos. Não opere os interruptores, pois uma faísca pode inflamar o gás.
  • Sempre mantenha uma vigilância especial em crianças pequenas e idosos quando fogões e aquecedores estiverem em uso.

 

Na cozinha: a cozinha é onde ocorrem alguns dos acidentes domésticos mais graves.

  • Planeje suas áreas de armazenamento com cuidado para que itens pesados não sejam mantidos em prateleiras altas e itens de uso diário sejam de fácil acesso.
  • Tome cuidado extra com água quente, chá, café ou sopa, especialmente se houver crianças pequenas por perto.
  • Mantenha as facas afiadas e em boas condições e fora do alcance das crianças.
  • Mantenha as alças viradas para dentro para que as crianças não possam alcançá-las e puxá-las
 

Vidro de segurança: o vidro comum é perigoso, principalmente em nível baixo, uma vez que se quebra em pedaços grandes e irregulares que podem causar ferimentos graves. O vidro de segurança é feito especialmente. Existem dois tipos principais: vidro laminado e vidro temperado. Quando quebra, quebra com segurança, de uma maneira improvável de causar ferimento. De qualquer maneira, você pode ajudar a reduzir os riscos, caso:

  • Certifique-se de que as pessoas saibam que o vidro está lá e veja se a área está bem iluminada.
  • Nunca deixe as crianças brincarem perto do vidro.
 

Segurança com medicamentos e produtos de limpeza: preparações químicas de qualquer tipo, seja na forma de medicamentos ou produtos de limpeza domésticos, devem sempre ser tratadas com cautela.

  • Considere ter um armário com chave adequado instalado na cozinha para medicamentos e produtos químicos, onde é mais provável que seja supervisionado.
  • Mantenha os medicamentos em seus recipientes originais, claramente rotulados.
  • Não tome o medicamento de outras pessoas nem deixe que tomem o seu.
  • Devolva os medicamentos restantes ao farmacêutico para destruição – não os acumule.
  • Mantenha medicamentos e produtos químicos e de limpeza, como água sanitária e soda cáustica, onde as crianças não possam vê-los ou alcançá-los.
  • Os produtos químicos usados no jardim, garagem ou oficina precisam ser usados e armazenados com muito cuidado. Guarde-os em um local seguro onde as crianças não possam vê-los ou alcançá-los.
  • Mantenha cosméticos, perfumes e óleos essenciais longe das crianças.
  • Armazene produtos de limpeza doméstica em um local diferente de alimentos e remédios.
  • Use produtos de limpeza doméstica de acordo com as instruções do rótulo.
  • A mistura de produtos domésticos pode causar a formação de gases perigosos.
 

Muito cuidado no “faça você mesmo”: o intuito de resolver rápido um problema e a falta de conhecimento são dois dos maiores fatores em acidentes de bricolagem, causando morte e ferimentos. Seja realista e não faça um trabalho a menos que você realmente tenha a habilidade. Uma pessoa competente e qualificada deve sempre realizar trabalhos de renovação ou reparo de gás e eletricidade.

  • Mantenha todas as ferramentas limpas e em bom estado de conservação e faça uma verificação rápida de cada uma antes de usá-la.
  • Sempre planeje com antecedência, os acidentes acontecem mais facilmente se você não estiver preparado e se apressar.
  • Use roupas apropriadas e sapatos resistentes ao cortar a grama e mantenha os pés e as mãos bem longe das lâminas do cortador.
  • Certifique-se de que todas as ferramentas, tintas e produtos químicos sejam mantidos com segurança fora do alcance das crianças.
  • Tome cuidado extra com ferramentas de corte afiadas.
  • Siga as instruções dos fabricantes com muito cuidado ao usar cola adesiva, especialmente o tipo instantâneo.
  • Mantenha crianças e animais de estimação afastados ao realizar qualquer manutenção ou reparo.
  • Mantenha as churrasqueiras afastadas de árvores, prédios e cercas.
  • Nunca despeje combustíveis em locais de fogo, especialmente churrasqueiras.
  • Algumas plantas e bagas são venenosas ou podem causar uma reação alérgica, atenção ao manuseá-las.
  • Mantenha todos os produtos em suas embalagens originais.

 Ações constantes da Hyundai

A seguir, veremos algumas práticas diárias da Hyundai, assim como algumas ações realizadas com o objetivo de prevenir qualquer tipo de acidente ou doença com funcionários, ou, em caso de ocorrência, ter informações necessárias para o entendimento das causas e ações necessárias para a não recorrência. Veremos também os programas diários de informação, treinamento e reforço da cultura de prevenção em saúde e segurança.

Você conhece o comitê e os subcomitês de saúde e segurança?

A Hyundai reúne mensalmente grupos de pessoas para discutir os pontos de melhoria, planos de ação, tomadas de decisão, prioridades, temas ergonômicos, entre outros tópicos. O objetivo é manter a cultura de participação e trazer soluções definitivas e rápidas para temas comuns de saúde e segurança.

 

Comitê: grupo de pessoas formado pelos responsáveis sobre a gestão dos departamentos Produtivos e Administrativos da Hyundai e pelo time de Suporte de Saúde e Segurança.

 

Subcomitê: grupo de pessoas formado por montadores, CIPA, líderes de time, líderes de grupo, analistas, gestores e time de Suporte de Saúde e Segurança.

 

Já fez o seu Diálogo Diário de Segurança (DDS)? 

É uma ferramenta utilizada com objetivo de comunicar e conscientizar os funcionários sobre as práticas de segurança para o ambiente laboral. Consiste em reuniões diárias com duração de 5 a 10 minutos, de participação obrigatória (a recusa pode acarretar na aplicação de medida disciplinar), realizadas no início do período laboral para tratar de assuntos voltados para a prevenção de acidentes no local de trabalho, doenças ocupacionais e/ou compartilhar informações de ocorrências acontecidas no departamento, com a participação de todos funcionários. O que é importante fazermos:

  • participar diariamente do DDS;
  • assinatura da lista de presença e ciência da informação recebida;
  • participar ativamente, perguntar e sugerir temas relevantes de saúde e segurança.

Investigações e análise dos acidentes/incidentes de trabalho

Em toda ocorrência (acidentes e incidentes), o time de Segurança do Trabalho convoca e coordena a equipe multidisciplinar de investigação e análise do acidente/incidente. Essa equipe deve ser composta, quando necessária, no mínimo pela vítima, supervisor, testemunhas, cipeiro, técnico de segurança e representante da área envolvida.

Avaliação Preliminar de Riscos (APR) e Autorização de Segurança do Trabalho (AST)

Para toda atividade não prevista em procedimentos com contramedidas detalhadas de segurança, é mandatória a Análise Preliminar de Risco (APR). Consiste em uma avaliação prévia e aprofundada sobre os eventuais riscos envolvidos em uma atividade de trabalho. Esse estudo deve considerar todas as fases de realização e, com base nelas, propor medidas apropriadas para prevenir acidentes. Sua elaboração é uma medida obrigatória prevista em algumas normas regulamentadoras, tais como NR-10, NR-11, NR-12, NR-33, NR-34 e NR-35.

O principal intuito da APR é detectar os riscos envolvidos em uma atividade ou projeto. No entanto, sua implementação também é motivada por:

  • organização dos procedimentos de segurança;
  • sistematização das fases das atividades de trabalho;
  • redução ou extinção de falhas humanas e mecânicas;
  • compartilhamento de informações relacionadas aos riscos a que os funcionários estão submetidos em suas rotinas de trabalho;
  • previsão de problemas.

Junto à APR deve haver a Autorização de Segurança do Trabalho (AST), que consiste da avaliação detalhada de riscos e contramedidas apresentadas na APR, com a designação específica das ações e controles necessários a cada um dos riscos levantados.

Permissão para trabalhos especiais

Para executar atividades onde haja riscos (queda, corte, energia elétrica, operação de equipamentos industriais móveis) que são considerados trabalhos especiais, aqueles definidos através de Normas Regulamentadoras (NRs), é mandatório possuir crachá de habilitação de execução de atividades, esta emitida pelo departamento de Segurança.

Para emissão de crachás de autorização é mandatório:

  • Ter treinamento específico (teórico e prático) vigente dentro do período de validade do crachá. Esse treinamento é fornecido pela Hyundai a seus funcionários cuja atividade é necessária. Esse treinamento é realizado pelo departamento de Recursos Humanos. Cabe ao gestor manter os controles de executores de atividades especiais e solicitar atualização de treinamentos antes do período ao departamento de Recursos Humanos.
  • Para as atividades em que haja necessidade de exame médico atualizado, este deve estar realizado dentro do prazo e com aptidão descrita. Essa validação é realizada pelo ambulatório médico através dos médicos do trabalho.
  • Estar de acordo com as necessidades físicas, mentais, emocionais e cognitivas para a realização da atividade.
 

Orientações

  • Não é permitida a realização de tarefas especiais sem crachá válido.
  • A execução de tarefas dentro desses critérios sem a apresentação é considerada falta grave.
  • Em adição ao time de Segurança, é de responsabilidade dos contratantes que seus prestadores de serviço sigam as mesmas premissas mandatórias para a realização. Possuir crachá vigente/válido.
 

Proteções de máquinas e equipamentos

Um dos elementos fundamentais na prevenção de acidentes é que as máquinas e equipamentos tenham proteções para eliminar os riscos de contato direto dos operadores com partes móveis, pontos de projeção de materiais, choque elétrico, etc. A Hyundai preza e acompanha o atendimento a toda a legislação vigente e boas práticas internas que previnam qualquer tipo de ocorrência.

As proteções devem:

  • ser consideradas parte permanente da máquina ou equipamento;
  • neutralizar o acesso a pontos perigosos durante a operação;
  • não interferir na operação da máquina ou equipamento e não causar incômodo ao operador;
  • ter proteções, garantindo que as partes móveis não sejam removidas por pessoas não autorizadas;
  • ao finalizar limpezas, manutenções e/ou outras atividades que precisem remover as proteções, recoloque-as antes de liberar a operação da máquina ou equipamento.
 

Bloqueio de identificação  Lockout & Tagout  LOTO

O travamento de fontes de energia assegura que os trabalhos realizados em máquinas, equipamentos e instalações estejam totalmente sem energia durante a execução da tarefa, evitando acionamentos indevidos e/ou liberações de energia acumulada os quais podem causar danos aos funcionários e prestadores de serviços:

  • O procedimento de bloquear, identificar e fazer o teste de energia zero tem o objetivo de desligar as fontes de energias elétricas, mecânicas, químicas, hidráulicas, pneumáticas e residual, reduzindo expressivamente os riscos de acidentes durante as atividades de manutenção, limpeza, paradas de fábricas, etc.
  • Somente funcionários e prestadores de serviços treinados podem fazer o acesso em máquinas e equipamentos.
  • O acesso deve ser somente com cadeado e cartão de identificação individual.
  • Proibida a utilização da identificação em nome de outra pessoa.
  • Em caso de perda de chave e esquecimento de cadeado na fonte de energia, deve-se comunicar o líder imediato e, em seguida, envolver a segurança do trabalho seguindo o procedimento interno na Hyundai. 
 

Manuseio de produtos químicos

São considerados materiais nocivos aqueles que, durante a fabricação, transporte, armazenamento, manuseio ou uso, possam afetar a saúde das pessoas que entrarem em contato. Muitos acidentes ocorrem devido ao uso incorreto dos produtos, inclusive em domicílios. Em escala industrial ou comercial, as consequências são ainda mais graves. Para se proteger é imprescindível ficar alerta a todos os procedimentos de segurança.

Dicas de como manusear qualquer produto químico de forma mais segura:

  • Conheça as informações da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos – FISPQ.
  • Utilize os equipamentos de proteção individual correspondentes da seção 8.
  • Não reutilize embalagens que armazenaram produtos químicos.
  • Os recipientes devem estar rotulados de acordo com o produto armazenado no interior.
  • Se houver vazamento de produto no local, acione o ramal de emergência 0002 e siga as orientações do PAE.

Condução de veículos

Na Hyundai, existem vários tipos de cenários em que é necessária a condução de veículos. Devemos ter atenção quanto ao uso, conservação e cuidados com pessoas indiretamente envolvidas nas atividades. Devido a isso é mandatório seguir as orientações gerais e são de responsabilidades de todos os envolvidos:

  • Respeitar sempre as sinalizações das vias, como a faixa de pedestres, a velocidade máxima permitida, a faixa contínua e a proibição de conversão e de retorno, e os veículos serão dirigidos apenas com carteira de motorista válida.
  • No nosso processo, é importante fazer o checklist antes de operar o equipamento e sempre usar todos os EPIs corretamente. É necessário cuidar não somente da nossa segurança, mas também das pessoas que estão ao redor.
  • No uso de rebocadores e empilhadeiras, ao acessar ou sair do veículo, devem-se utilizar as alças e os degraus da máquina e não o volante ou manetes, não se deve pular para acessar ou sair do veículo sob nenhuma hipótese.
  • No caso de reach stackers, atenção aos comandos no painel e sinalizações de segurança nas operações, realizar o içamento das cargas após os contêineres estiverem liberados pelo motorista e alocar nas vagas correspondentes.  
  • Plataformas elevatórias e escadas elétricas, ao transitar pelas vias, quando necessário, fazer o percurso com o cesto abaixado e cinto de segurança acoplado na gaiola; durante a atividade, fazer os comandos passo a passo a fim de não confundir os comandos.

Organização e limpeza

A organização e a limpeza também são uma das principais etapas, já que o trabalho será mais saudável e seguro se o ambiente estiver organizado e limpo. Para isso, devemos:

  • cultivar o hábito de limpeza e organização;
  • manter os extintores, hidrantes, macas, rotas de saídas e painéis elétricos desobstruídos, garantindo que, em caso de necessidade, os mesmos serão de fácil acesso para a equipe autorizada atuar na intervenção;
  • as sinalizações e demarcações dos corredores de acesso para pedestres fazem parte de medidas para garantir que é um local seguro para fazer circulações dentro da Hyundai e estar livre de qualquer substância que possa torná-lo escorregadio: racks, materiais, veículos e/ou qualquer objeto que atrapalhe a circulação da área demarcada;
  • utilizar os recipientes próprios para cada tipo de resíduo (plástico, papel, vidro, metal, não recicláveis, etc.);
  • manter a limpeza e higienização da estação de trabalho, oásis, banheiro e vestiários;
  • diariamente, todos os locais são limpos e higienizados pelo 3 (três) vezes. Caso haja necessidade de limpeza pontual dentro desses intervalos, acione um dos profissionais disponíveis da equipe de Limpeza, principalmente se houver risco de acidentes ou incidentes.

Exames médicos

O controle, gerenciamento e acompanhamento da saúde dos funcionários são uma prioridade da Hyundai, além de ser um requerimento legal, mandatório. Por essa razão, exames médicos fazem parte da rotina de qualquer colaborador e devem sempre estar atualizados e de acordo com os prazos vigentes válidos. A seguir, você entenderá um pouco mais sobre cada um dos tipos e detalhes sobre sua necessidade.

 

O que é exame médico ocupacional? 

O exame médico ocupacional compreende uma anamnese com a história clínica atual para a investigação sobre as alterações dos diversos sistemas e aparelhos para análise dos antecedentes pessoais, familiares, da história ocupacional, hábitos e estilo de vida. O exame físico geral deve ser realizado com propedêuticas complementares específicas para avaliar a pele e o sistema respiratório, osteomuscular dos membros superiores e a coluna vertebral dos trabalhadores.

  • Exame médico admissional: realizado sempre que um trabalhador for selecionado para contratação, antes que ele assuma suas atividades. Se o candidato estiver inapto à função indicada, verificar com a Hyundai se há vaga em outras atividades que possa empregá-lo.
  • Exame médico periódico: de acordo com os intervalos mínimos de tempo a seguir discriminados: para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser realizados anualmente ou em intervalos menores, a critério do médico coordenador ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho. A Hyundai tem como prática, independentemente do risco inerente à atividade, a execução de exames periódicos anuais.
  • Exame médico para o retorno ao trabalho: deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.
  • Exame médico de mudança de riscos ocupacionais: será obrigatoriamente realizado antes da data da mudança. Entende-se por mudança toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique em mudança dos riscos ocupacionais.
  • Exames para atividades especiais: são exames solicitados para o funcionário que vai passar a desenvolver atividades especiais, definidas por legislação com necessidade de treinamento mandatório, como para operação de empilhadeiras e rebocadores, trabalho em altura, espaço confinados, etc.
  • Exame médico demissional: deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato, podendo ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de 90 (noventa) dias. É de responsabilidade do demissionário cumprir as datas do exame demissional.
 

Cada um dos exames listados acima possui como conclusão a emissão de atestados para uso interno, este conhecido como Atestado de Saúde Ocupacional.

 

Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)

Deve ser emitido em 2 (duas) vias, logo após os exames admissionais e, anualmente, após os exames periódicos. A primeira via do ASO ficará arquivada no ambulatório médico para consulta ou auditorias. A segunda via do ASO será obrigatoriamente entregue ao empregado, mediante recibo na primeira via.

Atestados médicos também podem ser emitidos externamente e são reconhecidos e aceitos pela Hyundai quando atendem às premissas listadas abaixo. Verifique com atenção cada um dos pontos e os direcionamentos necessários para validação e aceite.

 

Atestados médicos

  • Serão aceitos atestados emitidos por profissionais legalmente habilitados na forma da lei (médicos e dentistas), os demais atestados serão avaliados e validados ou não pelo médico do trabalho. Atestados ou declarações como doação de sangue, exame de CNH, consulta de acompanhamento familiar, internação de dependentes, atestado de óbito, etc., deverão ser entregues para a liderança imediata, que fará o lançamento no sistema e a entrega no departamento de Recursos Humanos.
  • Todo colaborador que apresentar atestados acima de 3 (três) dias, independentemente da causa, deverá passar por avaliação médica no ambulatório, para melhor acompanhamento da saúde do funcionário.
  • Quando o atestado é de 15 (quinze) dias ou mais, o colaborador deverá comparecer ao ambulatório médico para avaliação com o médico do trabalho, para definir se o colaborador será afastado pelo INSS ou não. Se o colaborador não puder trazer o atestado em até 24 (vinte e quatro) horas, deverá entrar em contato com sua liderança e com o ambulatório médico para informar sua condição de saúde e obter as informações de como proceder. 
  • Em casos de irregularidades no atestado, como rasuras e datas divergentes do dia do atestado, será solicitada a troca ou correção do atestado.

A Hyundai, além do programa de gerenciamento de saúde dos funcionários, possui uma série de ações voltadas ao atendimento ocupacional e, ocasionalmente, assistencial dos funcionários. Em alguns casos, essas ações são executadas em conjunto com os demais departamentos, sendo de responsabilidade do ambulatório médico todos os temas diretamente relacionados à informação de saúde dos funcionários, e todos esses são protegidos por força de lei.

 

Consulta médica ocupacional

A consulta médica ocupacional será realizada sempre que o ambulatório for procurado pelo funcionário por problemas de saúde que, independentemente de sua causa, prejudiquem ou possam prejudicar a execução de suas atividades laborais.

O ambulatório pode, a qualquer tempo, agendar consulta ocupacional para qualquer funcionário, assim como encaminhar para avaliações com especialistas e realização de exames complementares para elucidação diagnóstica.

 

Atendimento on-line (telemedicina)

É como são chamados os atendimentos médicos e de enfermagem a distância. Nesse sentido, essa prática está sendo cada vez mais utilizada, ganhando espaço no Brasil e no mundo. Na verdade, a pandemia da Covid-19 tornou a telemedicina indispensável na rotina de profissionais da saúde, clínicas e hospitais. O primeiro atendimento é realizado pela enfermagem, que vai avaliar a necessidade, urgência e prioridade no atendimento médico.

Para atendimento nessa modalidade, entrar em contato no ramal 0388 para orientações.

 

Programa de atividade compatível (temporária)

O programa de atividade compatível visa a recolocação temporária do funcionário por incapacidade laboral temporária parcial, a fim de proporcionar e fazer o acompanhamento do correto tratamento, medicação e recuperação do empregado.

 

Primeiros socorros

A Hyundai possui em sua planta de Piracicaba um ambulatório médico equipado com Desfibrilador Externo Automático (DEA) e ambulância, além de um time preparado para dar o primeiro atendimento nas situações de urgência e emergência. A Hyundai possui ainda uma brigada de emergência com brigadistas treinados em primeiros socorros, além de bombeiros civis e da equipe de Saúde (médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros) capacitados em primeiros socorros.

 

Campanhas de vacinação

A vacinação é vista como uma importante forma de prevenção de doenças, assim como de redução de quadros graves e críticos de várias doenças. Por essa razão, a Hyundai apoia todas as campanhas nacionais, estaduais e municipais de imunização. Todas as vacinas nacionais são aprovadas após processo rigoroso de testagem e homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Anualmente, a Hyundai efetua a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) para todos os funcionários, sendo em caráter opcional e de livre escolha. Essa ação visa proteger cada um dos funcionários contra a doença e, tradicionalmente, realizamos a campanha entre os meses de março e junho, antecipadamente ao calendário de vacinação contra a Influenza (gripe).

Considerando o cenário epidemiológico brasileiro e o Plano Nacional de Imunização (PNI), a Hyundai recomenda a vacinação dupla adulto (difteria e tétano) e febre amarela a cada 10 (dez) anos, e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) duas doses uma vez na vida. 

Para funcionários expostos a riscos biológicos, recomenda-se também a vacina contra a hepatite B. Todas as vacinas estão disponibilizadas na rede pública de saúde.

A vacinação contra a Covid-19 está em constante atualização, e nesse enfrentamento da pandemia estamos monitorando a evolução vacinal de nossos funcionários, sendo a posição da Hyundai, também em relação a outras vacinas, de total apoio. Esteja atento ao calendário vacinal de sua faixa etária e à disponibilidade de agendamento, e, assim que possível, vacine-se e compartilhe através dos canais o comprovante de vacinação atualizado.

Clique aqui para enviar o seu comprovante.

Covid-19

A partir dos primeiros alertas mundiais, antes do início da pandemia da Covid-19, a Hyundai iniciou uma série de medidas para proteger a saúde e a segurança de seus funcionários e familiares.

 

O que é a Covid-19? 

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos. Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo o homem, camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente os coronavírus de animais podem infectar pessoas e depois se espalharem entre seres humanos, como já ocorreu com o MERS-CoV e o SARS-CoV-2.

Nesses últimos anos, realizamos todas as ações necessárias para a manutenção de um ambiente saudável. Tratamos de itens relacionados à infraestrutura, serviços, conscientização, informação, pessoas, capacitação, comunicação, testagem, protocolos sanitários, entre outros. Entre várias ações e ferramentas para gerenciamento de casos suspeitos e confirmados, as principais vigentes: 

  • Criação de canais internos e exclusivos de atendimento à Covid-19.
  • Distribuição e disponibilização constante de máscaras a todos os funcionários.
  • Alteração de políticas e procedimentos internos que diminuíssem a circulação e acúmulo de pessoas (ponto por exceção, home office, jornada variável).
  • Investimento em infraestrutura e serviços de suporte aos funcionários, tais como transporte, alimentação, barreiras físicas em escritórios e áreas produtivas.
  • Reforço, necessidade e itens de apoio à higienização frequente de mãos, objetos pessoais, estações de trabalho e área de descanso.
  • Comunicação frequente sobre a necessidade de prevenção, proteção e distanciamento (fábrica, escritórios e áreas comuns).
  • Protocolo para casos suspeitos, rastreabilidade, testagem e retorno seguro.
  • Protocolo de testagem irrestrito e amplo para casos suspeitos, confirmados e para retorno seguro.
  • Protocolo de triagem de casos confirmados.
  • Acompanhamento da situação epidemiológica interna, municipal, estadual e federal.
  • Acompanhamento da evolução vacinal dos funcionários contra a Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses e demais doses de reforço).
  • Acompanhamento dos casos com vacinação pendente/incompleta.
 

Todas essas ações e demais permanecerão em vigor pelo tempo necessário para garantir um ambiente saudável a todos. Até lá, lembre-se de seguir as recomendações:

  • Caso apresente algum sintoma gripal, por favor, informe ao ambulatório médico pelos canais Covid-19 e à sua liderança e não venha trabalhar, aguarde orientação médica da Hyundai.
  • Caso algum morador da mesma casa ou contato frequente apresentar sintomas, por favor, informe ao ambulatório médico pelos canais Covid-19 e à sua liderança e não venha trabalhar, aguarde orientação médica da Hyundai.
  • Caso tenha procurado ajuda médica externa devido a sintomas de Covid-19, informe ao ambulatório médico pelos canais Covid-19, não venha trabalhar e siga o protocolo de saúde designado.

 

Clique aqui e acesse o Portal Covid-19.

Acompanhamento de demais doenças infectocontagiosas (mais comuns)

As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões, para que se produza a doença, é necessário um agente intermediário, transmissor ou vetor. No caso da dengue, por exemplo, o agente transmissor é o mosquito. Além da dengue e da tuberculose, existem outras doenças de agravos, como catapora, rubéola, coqueluche, sarampo, AIDS, hepatite, tuberculose, hanseníase e leishmaniose. O ambulatório médico deve ser informado da suspeita dessas doenças e, juntamente com o médico assistente especialista, irá conduzir o tratamento até a cura e retorno ao trabalho. O acompanhamento médico deve ser realizado tão logo a equipe de Saúde seja informada para início do tratamento. Todos os casos são tratados com sigilo médico/enfermagem profissional.  

Principais doenças infectocontagiosas

  • Catapora: a catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus varicela-zóster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.
  • Rubéola: a rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como “sarampo alemão”. No campo das doenças infectocontagiosas, a importância epidemiológica da rubéola está representada pela ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que atinge o feto ou o recém-nascido cujas mães se infectaram durante a gestação. A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto (feto expulso morto), e para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras).
  • Coqueluche: a coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são as crises de tosse seca. Pode atingir também a traqueia e os brônquios. Crianças menores de seis meses podem apresentar complicações da coqueluche que, se não tratada corretamente, pode levar à morte.
  • Sarampo: o sarampo é causado por um vírus da família Paramyxoviridae e é normalmente transmitido por meio de contato direto e pelo ar. O vírus infecta o trato respiratório e se espalha por todo o corpo. É uma doença humana, ou seja, não ocorre em animais. A doença continua a ser uma das principais causas de morte entre crianças pequenas em todo o mundo, apesar de haver uma vacina segura e eficaz disponível.
  • HIV/AIDS: HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.
  • Hepatites virais: tratam-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na Região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão.
  • Tuberculose: a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. IMPORTANTE: a forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.
  • Hanseníase: também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com esses bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% das pessoas, adoece. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoece) ou suscetibilidade (adoece). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.
  • Leishmaniose: doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Essa forma de leishmaniose é conhecida como “ferida brava”. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após essa idade, torna-se menos frequente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

Orientações complementares

A prioridade da Hyundai é preservar a saúde e segurança de todos seus funcionários. 

A Hyundai procura oferecer um ambiente de trabalho saudável e sem acidentes, para o bem-estar de todos, para tal reforçamos mais uma vez alguns tópicos importantes:

  • Siga rigorosamente as normas de segurança da Hyundai.
  • Instrua, quando necessário, outros membros sobre as medidas básicas acerca da segurança do trabalho, medidas de prevenção de incêndio, entre outras.
  • Cumpra rigorosamente os procedimentos especiais de segurança, utilize uniformes e os EPIs ou quaisquer materiais de trabalho entregues para uso nas respectivas áreas de ação e exigidos no desempenho de suas funções.
  • Submeta-se aos exames médicos admissionais, periódicos, especiais e demais.
  • Siga o Código de Ética e Conduta da Hyundai.
  • Não entre nas instalações da Hyundai portando materiais perigosos, incluindo armas, drogas ou artefatos que possam causar danos físicos de qualquer natureza ao próprio empregado, colegas de trabalho ou prestadores de serviços.
  • Não consuma ou porte bebidas alcoólicas, assim como drogas ilícitas ou sem prescrição médica, nas instalações da Hyundai nem trabalhe sob seus efeitos.
  • Não tente realizar qualquer tarefa para a qual não tenha recebido treinamento.
  • Não utilize máquinas ou equipamentos para os quais você não foi treinado.
  • Não circule por locais onde não for autorizado.
  • Não corra riscos apenas para fazer um trabalho mais rapidamente. Sistemas de segurança e procedimentos estão em vigor para proteger você e seus colegas, e você tem um compromisso e dever para com seus colegas de trabalho de maneira segura.
  • Não negligencie ou descumpra as normas de segurança do trabalho.
 

É importante reforçar que constitui ato faltoso a recusa injustificada, ou seja, o não cumprimento de dever, por parte do funcionário, das regras de saúde e segurança.

Condutas e medidas disciplinares

Qualquer colaborador que violar as regras deste GUIA PRÁTICO MANUAL DE SÁUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO estará sujeito à aplicação de medidas disciplinares. 

As medidas disciplinares definidas para as violações serão analisadas pelo departamento de Relações com Empregados da Hyundai em conformidade com as regras e os contratos de trabalho vigentes em âmbito nacional e corporativo. Tais medidas podem ser: orientação disciplinar, advertência verbal, advertência escrita, suspensão e até mesmo rescisão do contrato de trabalho por justa causa, e poderão ser aplicadas independente de sua ordem de indicação, segundo a gravidade e/ou reincidência da falta cometida.

Caso sejam identificadas violações por prestadores de serviços, fornecedores, ou terceiros em geral, a equipe de Segurança do Trabalho irá direcionar ao gestor do contrato as informações pertinentes sobre a violação e a depender da gravidade ou contexto, as medidas podem ser bloqueio temporário de acesso de terceiro, bloqueio definitivo de acesso de terceiro, multas e sanções previstas em contrato ou até rescisão de contrato.

 

Como entrar em contato com o ambulatório médico

O ambulatório médico da Hyundai funciona em Piracicaba de segunda (0h59) a sábado (6h05). Além do atendimento físico, disponibiliza para todos os funcionários os meios de comunicação para que possam obter orientações e sanar dúvidas relacionadas aos mais diversos assunto:

Pelo e-mail gd_medical_care@hyundai-brasil.com

Pelo telefone (19) 3373-0388.

Para assuntos relacionados à Covid-19:

Pelo e-mail gd_prevencao_covid19@hyundai-brasil.com

Pelo telefone (19) 3373-0370.

Pelo WhatsApp (19) 99835-7675.

 

Como entrar em contato com a segurança do trabalho

O time de Segurança do Trabalho da Hyundai atende em Piracicaba de segunda (0h59) a sábado (6h05). Além do atendimento físico, disponibiliza para todos os funcionários os meios de comunicação para que possam obter orientações e sanar dúvidas relacionadas aos procedimentos internos de trabalho seguro:

Pelo e-mail gd_sst@hyundai-brasil.com

IMPORTANTE: para situações de emergência, os funcionários devem ligar para o RAMAL 0002 e informar a situação, local e detalhes para o monitoramento, que consequentemente acionará a equipe do ambulatório médico e demais componentes do Plano de Atendimento a Emergências (PAE).

Seguir as normas de saúde e segurança deve ser mais que um hábito, deve, sim, ser um compromisso, para que todos os funcionários se sintam felizes, satisfeitos e seguros no final de cada dia de trabalho, chegando em casa para encontrar a família e os amigos em momentos de lazer, diversão e descanso. Seguir as normas de saúde e segurança deve ser uma escolha diária, uma cultura saudável, em que todos se beneficiam e se protegem.